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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular tem como objetivo apresentar e discutir os principais referentes teóricos estruturantes do campo da Educação e Formação de Adultos, analisando igualmente a evolução das políticas e práticas deste campo, a nível nacional, europeu e mundial.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-2-14775
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Teorias da Aprendizagem (fundamentação teórica e aplicações no contexto da Educação e Formação de Adultos: Malcom Knowles e a andragogia; John Dewy e a aprendizagem como (reconstrução) da experiência; David Kolb e a aprendizagem experiencial; Peter Jarvis e um modelo holístico de aprendizagem experiencial dos adultos; Peter Alheit e a aprendizagem biográfica; Marie-Christine Josso e a formação experiencial; Jack Mezirow e a aprendizagem transformadora; Paulo Freire e a pedagogia do oprimido. 2. Políticas e práticas de Educação e Formação de Adultos em Portugal, na Europa e no mundo: As Conferências Internacionais de Educação de Adultos da UNESCO (CONFITEAs); Da Educação Permanente à Aprendizagem ao Longo da Vida; Aprendizagem formal, não formal e informal O Sistema Nacional de Qualificações e o Programa QUALIFICA.
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Objetivos
Objetivos
Conhecimento das principais abordagens teóricas aos processos de aprendizagem dos adultos; Identificação dos momentos-chave das políticas e práticas de Educação e Formação de Adultos, em Portugal, na Europa e no mundo; Aquisição de grelhas de leitura teórica das práticas de Educação e Formação de Adultos; Capacidade de analisar criticamente teorias e práticas do campo da Educação e Formação de Adultos; Aquisição de competências conducentes a uma prática profissional reflexiva e informada no campo da Educação e Formação de Adultos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas teóricas, em que a exposição do tema é feita pelo responsável da UC, serão sempre utilizados recursos, como projeção de filmes e imagens, que permitam uma abordagem mais concreta aos conteúdos apresentados. Os alunos terão uma participação ativa, propondo-se uma organização em grupos: para trabalharem textos em sala de aula, apresentando-os e discutindo-os; para prepararem e ministrarem uma aula sobre um tema, à sua escolha, de entre os conteúdos programáticos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barros, Rosanna (2011). Da Educação Permanente à Aprendizagem ao longo da Vida. Genealogia dos Conceitos em Educação de Adultos. Lisboa: Chiado Editora. Freire, Paulo (1972). Pedagogia do Oprimido. Porto: Afrontamento. Imaginário, Luís (2004). "Andragogia". Revista Formar, 46-50. Jarvis, Peter (1989). Sociología de la educación continua y de adultos. Barcelona: Cooperativa El Roure. Josso, Marie-Christinne (2007). "A transformação de si a partir da narração de histórias de vida". Revista Educação. Porto Alegre. Knowles, Malcolm. (1970).The modern practice of adult education: andragogy versus pedagogy. New York: Association Press. Kolb, David (1984). Experiential learning. Experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice Hall. Mezirow, Jack. (1991). Transformative Dimensions of Adult Learning. San Francisco: Jossey-Bass.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não