filmeu

Disciplina Teorias de Educação e Formação de Adultos

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular tem como objetivo apresentar e discutir os principais referentes teóricos estruturantes do campo da Educação e Formação de Adultos, analisando igualmente a evolução das políticas e práticas deste campo, a nível nacional, europeu e mundial.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      1. Teorias da Aprendizagem (fundamentação teórica e aplicações no contexto da Educação e Formação de Adultos:   Malcom Knowles e a andragogia; John Dewy e a aprendizagem como (reconstrução) da experiência; David Kolb e a aprendizagem experiencial; Peter Jarvis e um modelo holístico de aprendizagem experiencial dos adultos; Peter Alheit e a aprendizagem biográfica; Marie-Christine Josso e a formação experiencial; Jack Mezirow e a aprendizagem transformadora; Paulo Freire e a pedagogia do oprimido.   2. Políticas e práticas de Educação e Formação de Adultos em Portugal, na Europa e no mundo:   As Conferências Internacionais de Educação de Adultos da UNESCO (CONFITEAs); Da Educação Permanente à Aprendizagem ao Longo da Vida; Aprendizagem formal, não formal e informal O Sistema Nacional de Qualificações e o Programa QUALIFICA.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimento das principais abordagens teóricas aos processos de aprendizagem dos adultos; Identificação dos momentos-chave das políticas e práticas de Educação e Formação de Adultos, em Portugal, na Europa e no mundo; Aquisição de grelhas de leitura teórica das práticas de Educação e Formação de Adultos; Capacidade de analisar criticamente teorias e práticas do campo da Educação e Formação de Adultos; Aquisição de competências conducentes a uma prática profissional reflexiva e informada no campo da Educação e Formação de Adultos.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teóricas, em que a exposição do tema é feita pelo responsável da UC, serão sempre utilizados recursos, como projeção de filmes e imagens, que permitam uma abordagem mais concreta aos conteúdos apresentados. Os alunos terão uma participação ativa, propondo-se uma organização em grupos: para trabalharem textos em sala de aula, apresentando-os e discutindo-os; para prepararem e ministrarem uma aula sobre um tema, à sua escolha, de entre os conteúdos programáticos.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barros, Rosanna (2011). Da Educação Permanente à Aprendizagem ao longo da Vida. Genealogia dos Conceitos em Educação de Adultos. Lisboa: Chiado Editora. Freire, Paulo (1972). Pedagogia do Oprimido. Porto: Afrontamento.   Imaginário, Luís (2004). "Andragogia". Revista Formar, 46-50. Jarvis, Peter (1989). Sociología de la educación continua y de adultos. Barcelona: Cooperativa El Roure.  Josso, Marie-Christinne (2007). "A transformação de si a partir da narração de histórias de vida". Revista Educação. Porto Alegre.  Knowles, Malcolm. (1970).The modern practice of adult education: andragogy versus pedagogy. New York: Association Press. Kolb, David (1984). Experiential learning. Experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice Hall.  Mezirow, Jack. (1991). Transformative Dimensions of Adult Learning. San Francisco: Jossey-Bass.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios