-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular tem como objetivo apresentar as políticas e práticas de Educação e Formação de Adultos, a nível nacional, europeu e mundial, tendo como enquadramento geral a aprendizagem ao longo da vida. Analisam-se detalhadamente os dispositivos que permitem, em Portugal, o acesso à qualificação, no âmbito do sistema nacional de qualificações: as várias ofertas formativas e o sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT82-2-14778
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
As conferências Internacionais de Educação de Adultos da UNESCO (CONFITEAs); Aprendizagem ao longo da vida: arendizagem formal, não formal e informal; Conceitos de competência e de qualificação; Quadros Nacional e Europeu de Qualificações; O Sistema Nacional de Qualificações e o Programa Qualifica; O Catálogo Nacional de Qualificações; Modalidades de Educação e Formação de Adultos; Os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (escolares e profissionais, de nível básico e secundário).
-
Objetivos
Objetivos
Identificação dos momentos-chave das políticas e práticas de Educação e Formação de Adultos, em Portugal, na Europa e no mundo; Conhecimento dos conceitos associados à Aprendizagem ao Longo da Vida, nomeadamente os conceitos de competência e de qualificação; Capacidade de consultar e interpretar corretamente os Quadros nacional e europeu de Qualificações e o Catálogo Nacional de Qualificações; Conhecimento do Sistema Nacional de Qualificações e de todas as vias de acesso à qualificação; Conhecimento das etapas de intervenção num Centro Qualifica; Conhecimento dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, de nível básico e secundário, escolares ou profissionais, nomeadamente da metodologia de balanço de competências e dos referenciais de competências-chave utilizados; Aquisição de competências conducentes a uma prática profissional reflexiva e informada no campo da Educação e Formação de Adultos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas teóricas, em que a exposição do tema é feita pelo responsável da UC, serão sempre utilizados recursos, como projeção de filmes e imagens, que permitam uma abordagem mais concreta aos conteúdos apresentados. Os alunos terão uma participação ativa, sendo convidados a desempenharem papéis específicos num role-playing que simula um percurso de qualificação num Centro Qualifica: poderão ser adultos candidatos, com diferentes perfis, que passam pelas várias etapas de intervenção num Centro Qualifica ou então o/a Técnico/a de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências que acompanha os candidatos nesse percurso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gomes, Maria do Carmo (coord.) (2006). Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário. Lisboa: DGFV; Josso, Marie-Christinne (2007). "A transformação de si a partir da narração de histórias de vida". Revista Educação. Porto Alegre; Simões, Maria Francisca e Pastora, Maria (2009). A operacionalização de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais–guia de apoio. Lisboa: ANQ; UNESCO (2022). CONFINTEA VII Marco de Ação de Marrakech: Aproveitar o poder transformador da aprendizagem e educação de adultos; UNESCO (2024). 5° Relatório global sobre aprendizagem e educação de adultos : educação para a cidadania : empoderar adultos para a mudança; UE (2000). Memorando sobre Aprendizagem ao Longo da Vida; Valente, Ana Cláudia (coord.) (2021). Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos-Nível Básico. Lisboa: ANQEP.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não