-
Apresentação
Apresentação
O objetivo principal do mestrado consiste na formação para a pesquisa científica socialmente relevante, de docentes e investigadores, de formadores, de técnicos e especialistas nas áreas da Politícas Públicas e Contextos Educativos e de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. A UC História da Educação faz parte dessa formação de base, dando a dimensaõ temporal da construção dos processos (e das políticas) de construção da escola para todos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT82-7209
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
0. O que é a História? 1. Formação histórica e funções dos sistemas educativos modernos 2. Uma modernização tardia. Sobre as raízes do ‘atraso educativo português’ 3. A Primeira República em Portugal 4. Educação no Estado Novo: entre a alfabetização de todos e a (re)educação das elites. 5. A Revolução portuguesa e a Educação 6. Tempos e andamentos das políticas de educação no Portugal democrático
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer as principais fontes para o trabalho de investigação histórica, técnicas e conceitos; Utilizar as metodologias, técnicas e conceitos da investigação em História da Educação Ter uma compreensão crítica do passado, distinguindo as tendências de longo, médio e curto prazo Compreender as raízes históricas das questões da actualidade Adquirir uma consciência específica da comunidade a que pertence e da responsabilidade de preservar o seu património. Elaborar um quadro conceptual da História da Educação, apreciando criticamente os fenómenos sociais e tendências actuais à luz dos dados históricos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas metodologias de ensino encontram-se aulas teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial. Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos programáticos pelo docente, recorrendo às técnicas consideradas mais apropriadas para trabalhar o tema em análise (PowerPoint, filme, ilustrações, etc.), estimulando-se os mestrandos à participação na reflexão e debate de ideias. As aulas teórico-práticas serão trabalhados os conteúdos temáticos do programa, tendo os estudantes que elaborar textos, fichas de trabalho, recensões críticas, (50% da avaliação) e apresentações orais (avaliação 50%). Os mestrandos contam com a orientação tutorial do docente na elaboração dos trabalhos de investigação. .
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Nóvoa, A. (1989). A República e a Escola: das intenções generosas ao desengano das realidades. In Reformas do Ensino em Portugal. Reforma de 191 1. Tomo I1 - Vol. I. (pp. IX-XXIV). Ministério da Educação / Instituto de Inovação Educacional. Nóvoa, A. (1992). A educação nacional. In F. Rosas (Ed.), Portugal e o Estado Novo (1930-1960) (pp. 454-519 e pp. 538- 542). Presença. Nóvoa, A. (2005). Evidente…mente. Histórias da Educação. Asa. Teodoro, A. (2001). A Construção Política da Educação. Afrontamento.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não