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Disciplina Psicologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Ao longo da sua história a Psicologia Educacional investigou muitos temas que são necessários para entender os protagonistas que se cruzam na sala de aula e em contextos educativos: professores, alunos, conteúdos, estratégias de ensino. Este programa pretende abordar e refletir sobre alguns deles para que sejam estudados e aprofundados.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos 1 Psicologia, Educação e Desenvolvimento . Desenvolvimento e património biológico . Desenvolvimento e herança cultural . Educação e Desenvolvimento 2 - Aprendizagens e Desenvolvimento . Conceções sobre o desenvolvimento humano . . Aprendizagens e desenvolvimento . Os grandes paradigmas teóricos de Aprendizagem 3 - Desenvolvimento pessoal e social . A epigenética do desenvolvimento pessoal e social . Construção pessoal e valores . O desenvolvimento da consciência moral . Educação e cidadania
  • Objetivos

    Objetivos

    -Adquirir conhecimentos aprofundados no âmbito dos temas trabalhados; -Dominar conceitos e aplicar os termos/linguagens próprios da Unidade Curricular; -Iniciar-se na investigação no âmbito dos temas trabalhados; -Ser capaz de aplicar os conhecimentos e estratégias em situações novas; -Ser capaz de apresentar com clareza e rigor científico, oralmente ou por escrito, o resultado do seu trabalho  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão distribuídos textos de apoio de leitura obrigatória que serão discutidos em cada aula, de acordo com uma programação prévia. Será solicitada a participação dos alunos e eventualmente a dinamização da discussão. As aulas teóricas serão orientadas para cobrir os temas da unidade curricular. A avaliação será feita com base num trabalho individual, em formato de um artigo científico, que implique pesquisa empírica ou de campo sobre um ¿objecto¿ de estudo proposto ao grupo, dentro da área da unidade curricular, recorrendo à metodologia mais adequada aos seus objectivos da pesquisa. O número de páginas não deve exceder as 15. Os critérios de avaliação obedecerão ao cumprimento de regras de construção de um artigo científico.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alberoni, F. (2000 ). Valores. O bem, o mal, a natureza, a cultura, a vida. R. de Janeiro: Rocco. Damásio, A (1995). O Erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano . Lisboa: Pub. Europa América. Erikson, E. (1976). Infância e Sociedade . R. de Janeiro: Zahar Ed . Kohlberg, L. (1984). The Psychology of moral development . S. Francisco: Harper & Row. Lourenço, O.M. (2002). Psicologia do Desenvolvimento Moral . Coimbra: Liv. Almedina. Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro . S. Paulo: Cortez Ed. Piaget,J. (1932). The Moral Judgement of the Child . London: Routledge. Sprinthall, N.A . & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill. Teodoro, A. & Vasconcelos, M.L. (2012). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma Epistemologia da Curiosidade na Formeção Universitária. S. Paulo: Cortez Ed.  
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