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Apresentação
Apresentação
A pertinência desta UC está no facto de se poder proporcionar aos mestrandos a apropriação de instrumentos profissionais, para atuarem eficientemente como supervisores nos seus contextos profissionais, respeitando princípios éticos e democráticos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1651-1-14489
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Perspetivas atuais da supervisão e formação profissional
1.1. Contextos e modelos de formação profissional
1.2. Supervisão como contexto de formação profissional
1.3. Auto e heteroformação: reflexão e colaboração entre pares
2. Supervisão e desenvolvimento profissional
2.1. Processos de construção e desenvolvimento da identidade profissional
2.2. Supervisão e transições ecológicas
2.3. Influência da supervisão na formação e no desenvolvimento profissional
3. Exercício da supervisão em comunidade educativa
3.1. O papel e as competências do supervisor em comunidade
3.2. Supervisão colaborativa e desenvolvimento docente
3.3. Qualidade(s) e constrangimentos da supervisão
3.4. A supervisão pedagógica como prática de transformação.
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Objetivos
Objetivos
Saber caracterizar e analisar a supervisão na educação do séc XXI, numa perspetiva de formação e desenvolvimento profissional;
Apropriar-se de diferentes modelos de formação profissional, considerando contextos diversificados;
Relacionar a supervisão pedagógica com a formação e o desenvolvimento profissional;
Problematizar a influência das transições ecológicas supervisivas nos processos e contextos educativos de desenvolvimento profissional;
Analisar as funções do supervisor no desenvolvimento profissional, individual e coletivo;
Apropriar-se de estratégias e instrumentos necessários ao exercício das funções de supervisor;
Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula;
Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na U.C. as metodologias de ensino privilegiam modelos de ensino mistos, concretamente expositivo, colaborativo e crítico. As aulas serão teórico-práticas, incluindo fundamentação teórica e concetual, leitura e análise de artigos científicos e de excertos de obras de referência, análise de estudos de caso e debate. O trabalho colaborativo desenvolver-se-á em pequeno e grande grupo, com participação ativa e crítica dos mestrandos. O trabalho individual, a apresentar na forma de um artigo científico, incidirá sobre uma questão relacionada com a temática da U.C. Incluirá enquadramento teórico, recolha e análise de dados e conclusões, em texto devidamente estruturado, com extensão máxima de 12 páginas. A avaliação final resultará da ponderação dos seguintes critérios: participação em trabalhos presenciais de grupo e debates, 40%, e trabalho individual, 60%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alarcão, I., & Canha, M. (2013). Supervisão e colaboração: Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.
Alarcão, I., & Roldão, M. C. (2010). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores (2ª ed.). Mangualde: Ed. Pedago.
Bamber, Ph. M. & Jane, C.M. (Eds). (2017). Teacher education in challenging times: lessons for professionalism, partnership and practice. Oxon (OX) : Routledge.
Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores. Porto: Porto Editora.
Formosinho, J., Machado, J., & Mesquita, E. (2015). Formação, trabalho e aprendizagem. Lisboa: Ed. Sílabo.
Moreira, M. A. (2015). A supervisão pedagógica como prática de transformação: O lugar das narrativas profissionais. Revista Eletrónica de Educação, 9, (3) 48-63.
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991380.
Pawlas, G., & Oliva, P. (2007). Issues in Supervision. Supervision for Today´s Schools (8.th ed., pp. 32-77). Indianapolis: Wiley & Jossey-Bass Éducation.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Maria de Nazaré Coimbra
sexta feira das 17h ás 18h
sala 02
Reunião online com marcação prévia
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Mobilidade
Mobilidade
Não