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Disciplina Supervisão, Formação e Desenvolvimento Profissional

  • Apresentação

    Apresentação

    A pertinência desta UC está no facto de se poder proporcionar aos mestrandos a apropriação de instrumentos profissionais, para atuarem eficientemente como supervisores nos seus contextos profissionais, respeitando princípios éticos e democráticos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Perspetivas atuais da supervisão e formação profissional

    1.1. Contextos e modelos de formação profissional

    1.2. Supervisão como contexto de formação profissional

    1.3. Auto e heteroformação: reflexão e colaboração entre pares

    2. Supervisão e desenvolvimento profissional

    2.1. Processos de construção e desenvolvimento da identidade profissional

    2.2. Supervisão e transições ecológicas

    2.3. Influência da supervisão na formação e no desenvolvimento profissional

    3. Exercício da supervisão em comunidade educativa

    3.1. O papel e as competências do supervisor em comunidade

    3.2. Supervisão colaborativa e desenvolvimento docente

    3.3. Qualidade(s) e constrangimentos da supervisão

    3.4. A supervisão pedagógica como prática de transformação.

  • Objetivos

    Objetivos

    Saber caracterizar e analisar a supervisão na educação do séc XXI, numa perspetiva de formação e desenvolvimento profissional;

    Apropriar-se de diferentes modelos de formação profissional, considerando contextos diversificados;

    Relacionar a supervisão pedagógica com a formação e o desenvolvimento profissional;

    Problematizar a influência das transições ecológicas supervisivas nos processos e contextos educativos de desenvolvimento profissional;

    Analisar as funções do supervisor no desenvolvimento profissional, individual e coletivo;

    Apropriar-se de estratégias e instrumentos necessários ao exercício das funções de supervisor; 

    Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula;

    Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na U.C. as metodologias de ensino privilegiam modelos de ensino mistos, concretamente expositivo, colaborativo e crítico. As aulas serão teórico-práticas, incluindo fundamentação teórica e concetual, leitura e análise de artigos científicos e de excertos de obras de referência, análise de estudos de caso e debate. O trabalho colaborativo desenvolver-se-á em pequeno e grande grupo, com participação ativa e crítica dos mestrandos. O trabalho individual, a apresentar na forma de um artigo científico, incidirá sobre uma questão relacionada com a temática da U.C. Incluirá enquadramento teórico, recolha e análise de dados e conclusões, em texto devidamente estruturado, com extensão máxima de 12 páginas.  A avaliação final resultará da ponderação dos seguintes critérios: participação em trabalhos presenciais de grupo e debates, 40%, e trabalho individual, 60%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alarcão, I., & Canha, M. (2013). Supervisão e colaboração: Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.

    Alarcão, I., & Roldão, M. C. (2010). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores (2ª ed.). Mangualde: Ed. Pedago.

    Bamber, Ph. M. & Jane, C.M. (Eds). (2017). Teacher education in challenging times: lessons for professionalism, partnership and practice. Oxon (OX) : Routledge.

    Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores. Porto: Porto Editora.

    Formosinho, J., Machado, J., & Mesquita, E. (2015). Formação, trabalho e aprendizagem. Lisboa: Ed. Sílabo.

    Moreira, M. A. (2015). A supervisão pedagógica como prática de transformação: O lugar das narrativas profissionais. Revista Eletrónica de Educação, 9, (3) 48-63.

     DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991380.

    Pawlas, G., & Oliva, P. (2007). Issues in Supervision.  Supervision for Today´s Schools (8.th ed., pp. 32-77). Indianapolis: Wiley & Jossey-Bass Éducation.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Maria de Nazaré Coimbra

    sexta feira das 17h ás 18h

    sala 02

     

     

    Reunião online com marcação prévia

     

     

     

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