-
Apresentação
Apresentação
A relevância desta UC está no facto de se poder proporcionar aos mestrandos a apropriação de instrumentos profissionais, para atuarem eficientemente como avaliadores do desempenho docente nos seus contextos profissionais, respeitando princípios éticos e democráticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1651-1-14490
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
1. Supervisão e a avaliação de desempenho dos professores
Quadro ético e concetual da avaliação docente, no quadro atual da ADD.2. Papéis dos avaliadores e dos órgãos avaliadores na avaliação de desempenho docente (ADD).
3. Instrumentos de observação e de avaliação: sua análise, sua construção e crítica.
4. Observação de aulas e atividades escolares: uma perspetiva analítica e reflexiva.
5. Contributos para uma avaliação do desenvolvimento da identidade profissional em comunidade educativa e da valorização da aprendizagem profissional e do sucesso do ensino e aprendizagem.
6. Influência dos contextos nos processos de avaliação dos professores e das escolas.
-
Objetivos
Objetivos
No final desta UC os mestrandos serão capazes de :
Aplicar estratégias reflexivas de ação sobre os atuais contextos educativos;
Ter conhecimento e análise crítica do papel do supervisor/avaliador desses mesmos contextos (sala de aula, conselho de turma, departamento, escola);
Saber analisar criticamente os normativos de avaliação em vigor nas escolas;
Apropriar-se de instrumentos de observação e de avaliação que os capacitem para exercer criticamente e reflexivamente as funções supervisiva de Avaliação de Desempenho Docente;
Coordenar a elaboração, aplicação e monitorização de instrumentos de avaliação docente em contextos escolares;
Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula, em particular, e na comunidade escolar, em geral;
Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC pretende-se que o ensino combine metodologias expositivas, colaborativas, críticas e reflexivas em aulas teórico-práticas. Desta forma, pretende-se uma leitura crítica, individual ou em pequeno grupo, de textos relacionados com os conteúdos propostos com posterior apresentação pelos mestrandos ao grande grupo, bem como a simulação de contextos de práticas avaliativas, com utilização dos instrumentos apresentados ou reconstruídos, seguida de discussão alargada e das respetivas conclusões. Participação ativa, crítica e reflexiva nas aulas (15%) Elaboração de pequenos trabalhos de reflexão grupal e sua apresentação (20%) Elaboração de um trabalho científico individual do interesse dos mestrandos relacionado com uma das temáticas abordadas (65%): relevância do tema (15%); componente teórica (20%); estrutura (10%); apresentação e discussão (15%); referências bibliográficas (5%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baptista, I. (2011). Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. CCAP.
Bonnial, J. & Vial, M. (2001). Modelos de Avaliação. Textos Fundamentais. Editora Artmed.
Campos, J. & Gonçalves, T. (2010). Supervisão e Avaliação: construção de registos e relatórios. Coleção Situações de Formação. Universidade de Aveiro.
Cirne, A. (2022). Prática de avaliação do desempenho docente. Cordel d'Prata.
Flores, A. (2010). A avaliação de Professores numa Perspectiva internacional. Sentidos e Implicações. Areal Editores.
Queiroga, L., Barreira, C. ,& Oliveira, A, (2019). Supervisão e Desempenho Docente. Chiado Books
Zimmerman, B. & Schunk, D. (2014). Handbook of Sel-Regulation of Learning and Perfomance. Routledge.
Weinstein, C.; Goetz, E. & Alexander, P. (2014). Learning in Assessment, Instruction, and Evaluation. Academic Press Inc.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Carla Dimitre Alves
sexta feira- das 17h às 18h
02
-
Mobilidade
Mobilidade
Não