filmeu

Disciplina Supervisão Pedagógica e Avaliação Docente

  • Apresentação

    Apresentação

    A relevância desta UC está no facto de se poder proporcionar aos mestrandos a apropriação de instrumentos profissionais, para atuarem eficientemente como avaliadores do desempenho docente nos seus contextos profissionais, respeitando princípios éticos e democráticos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1.     Supervisão e a avaliação de desempenho dos professores
    Quadro ético e concetual da avaliação docente, no quadro atual da ADD.

    2.     Papéis dos avaliadores e dos órgãos avaliadores na avaliação de desempenho docente (ADD).  

    3.     Instrumentos de observação e de avaliação: sua análise, sua construção e crítica.

    4.     Observação de aulas e atividades escolares: uma perspetiva analítica e reflexiva.

    5.     Contributos para uma avaliação do desenvolvimento da identidade profissional em comunidade educativa e da valorização da aprendizagem profissional e do sucesso do ensino e aprendizagem.

    6.     Influência dos contextos nos processos de avaliação dos professores e das escolas.

  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta UC os mestrandos serão capazes de :

    Aplicar estratégias reflexivas de ação sobre os atuais contextos educativos;

    Ter conhecimento e análise crítica do papel do supervisor/avaliador desses mesmos contextos (sala de aula, conselho de turma, departamento, escola);

    Saber analisar criticamente os normativos de avaliação em vigor nas escolas;

    Apropriar-se de instrumentos de observação e de avaliação que os capacitem para exercer criticamente e reflexivamente as funções supervisiva de Avaliação de Desempenho Docente;

    Coordenar a elaboração, aplicação e monitorização de instrumentos de avaliação docente em contextos escolares;

    Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula, em particular, e na comunidade escolar, em geral;

    Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC pretende-se que o ensino combine metodologias expositivas, colaborativas,  críticas e reflexivas em aulas teórico-práticas. Desta forma, pretende-se uma leitura crítica, individual ou em pequeno grupo, de textos relacionados com os conteúdos propostos com posterior apresentação pelos mestrandos ao grande grupo, bem como a simulação de contextos de práticas avaliativas, com utilização dos instrumentos apresentados ou reconstruídos, seguida de discussão alargada e das respetivas conclusões. Participação ativa, crítica e reflexiva nas aulas (15%) Elaboração de pequenos trabalhos de reflexão grupal e sua apresentação (20%) Elaboração de um trabalho científico individual do interesse dos mestrandos relacionado com uma das temáticas abordadas (65%): relevância do tema (15%); componente teórica (20%); estrutura (10%); apresentação e discussão (15%); referências bibliográficas (5%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baptista, I. (2011). Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. CCAP.

    Bonnial, J. & Vial, M. (2001). Modelos de Avaliação. Textos Fundamentais. Editora Artmed.

    Campos, J. & Gonçalves, T. (2010). Supervisão e Avaliação: construção de registos e relatórios. Coleção Situações de Formação. Universidade de Aveiro.

    Cirne, A. (2022). Prática de avaliação do desempenho docente.  Cordel d'Prata.

    Flores, A. (2010). A avaliação de Professores numa Perspectiva internacional. Sentidos e Implicações. Areal Editores.

    Queiroga, L., Barreira, C. ,& Oliveira, A, (2019). Supervisão e Desempenho Docente. Chiado Books

    Zimmerman, B. & Schunk, D. (2014). Handbook of Sel-Regulation of Learning and Perfomance. Routledge.

    Weinstein, C.; Goetz, E. & Alexander, P. (2014). Learning in Assessment, Instruction, and Evaluation. Academic Press Inc.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Carla Dimitre Alves

    sexta feira- das 17h às 18h

    02

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios