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Disciplina Conceitos, Modelos e Contextos em Supervisão

  • Apresentação

    Apresentação

    A relevância desta UC está no facto de os estudantes  poderem  fazer uma  analise  dos modelos de supervisão.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.     Evolução da Supervisão

    2.     Fundamentos e domínios da Supervisão

    3.     Quadro ético e conceptual da Supervisão

    4.     O processo de Supervisão

    4.1.Papéis do Supervisor

    4.2. O ciclo de Supervisão

    4.3. Estratégias de Supervisão

    5.     Cenários supervisivos e suas implicações nos contextos educativos: conceitos e práticas.

    6.     Influência dos contextos nos processos de construção e de desenvolvimento profissional

  • Objetivos

    Objetivos

    Saber aplicar estratégias de reflexão sobre os atuais conceitos, modelos e contextos de supervisão e sobre os perfis desejáveis dos supervisores face a esses mesmos contextos (sala de aula, conselho de turma, conselho pedagógico, departamento, escola);

    Produzir textos críticos sobre as leituras de textos de investigadores portugueses e estrangeiros sobre práticas supervisivas a desenvolver pelos professores, gestores intermédios e diretor da escola;

    Simular situações de supervisão no sentido de encontrar as atitudes mais adequadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, bem como institucional, tomando em linha de conta uma supervisão que se pretende que responda às necessidades e anseios das escolas e dos profissionais que nelas trabalham

    Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Privilegiar-se-á um modelo teórico-prático, integrando: momentos de apresentação estruturada de conteúdos, interpelada pelo questionamento e debate em torno das ideias, dos conceitos apresentados, das experiências; análise de artigos científicos e desenvolvimento de um trabalho de reflexão individual em torno de questões relacionadas com os temas da unidade curricular.

    Participação ativa e crítica nas aulas (15%), elaboração de pequenos trabalhos de reflexão grupal (20%) elaboração de um trabalho científico individual (máximo 12 páginas) do interesse dos mestrandos e ligado a qualquer das temáticas abordadas (65%): relevância do tema (15%); componente teórica (25%); estrutura (10%); apresentação e discussão (15%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alarcão, I. & Tavares, J. (2016). Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem (3ª. ed.). Almedina.

    Gaspar, M. I. (Coord.), Carlos, A, Lamy, F., Seabra, F.; Massano, L., Silva, P., Eira, R., Galante, S., Henriques, S., (2019). Supervisão: modelos e processos. Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa

    Glickman, C., Gordon, S. & Ross-Gordon, J. (2017). Supervision and instructional leadership. A developmental approach (10th ed.). Pearson, Allyn and Bacon.

    Krolak-Schwerdt, S., Glock, S., & Böhmer, M. (2014). Teachers’ professional development: Assessment, training, and learning. Sense Publishers.

    Valério, E. (2022). Guia Prático de Supervisão Pedagógica: Uma perspetiva formativa. Presença

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Louise Lima

    sextas feiras das 17hàs18h

    02

     

     

     

     

     

     

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