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Apresentação
Apresentação
A relevância desta UC está no facto de os estudantes poderem fazer uma analise dos modelos de supervisão.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1651-1-14491
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Evolução da Supervisão
2. Fundamentos e domínios da Supervisão
3. Quadro ético e conceptual da Supervisão
4. O processo de Supervisão
4.1.Papéis do Supervisor
4.2. O ciclo de Supervisão
4.3. Estratégias de Supervisão
5. Cenários supervisivos e suas implicações nos contextos educativos: conceitos e práticas.
6. Influência dos contextos nos processos de construção e de desenvolvimento profissional
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Objetivos
Objetivos
Saber aplicar estratégias de reflexão sobre os atuais conceitos, modelos e contextos de supervisão e sobre os perfis desejáveis dos supervisores face a esses mesmos contextos (sala de aula, conselho de turma, conselho pedagógico, departamento, escola);
Produzir textos críticos sobre as leituras de textos de investigadores portugueses e estrangeiros sobre práticas supervisivas a desenvolver pelos professores, gestores intermédios e diretor da escola;
Simular situações de supervisão no sentido de encontrar as atitudes mais adequadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, bem como institucional, tomando em linha de conta uma supervisão que se pretende que responda às necessidades e anseios das escolas e dos profissionais que nelas trabalham
Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Privilegiar-se-á um modelo teórico-prático, integrando: momentos de apresentação estruturada de conteúdos, interpelada pelo questionamento e debate em torno das ideias, dos conceitos apresentados, das experiências; análise de artigos científicos e desenvolvimento de um trabalho de reflexão individual em torno de questões relacionadas com os temas da unidade curricular.
Participação ativa e crítica nas aulas (15%), elaboração de pequenos trabalhos de reflexão grupal (20%) elaboração de um trabalho científico individual (máximo 12 páginas) do interesse dos mestrandos e ligado a qualquer das temáticas abordadas (65%): relevância do tema (15%); componente teórica (25%); estrutura (10%); apresentação e discussão (15%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alarcão, I. & Tavares, J. (2016). Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem (3ª. ed.). Almedina.
Gaspar, M. I. (Coord.), Carlos, A, Lamy, F., Seabra, F.; Massano, L., Silva, P., Eira, R., Galante, S., Henriques, S., (2019). Supervisão: modelos e processos. Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
Glickman, C., Gordon, S. & Ross-Gordon, J. (2017). Supervision and instructional leadership. A developmental approach (10th ed.). Pearson, Allyn and Bacon.
Krolak-Schwerdt, S., Glock, S., & Böhmer, M. (2014). Teachers’ professional development: Assessment, training, and learning. Sense Publishers.
Valério, E. (2022). Guia Prático de Supervisão Pedagógica: Uma perspetiva formativa. Presença
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Louise Lima
sextas feiras das 17hàs18h
02
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Mobilidade
Mobilidade
Não