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Disciplina Supervisão, Liderança e Gestão de Projetos

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular assenta no pressuposto de que o papel do supervisor, enquanto líder organizacional e pedagógico e agente de desenvolvimento da comunidade educativa, exige, para além de outras competências, que saiba pensar proativa e estrategicamente, gerir e mobilizar pessoas e equipas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e organizacional. A opção por um enquadramento teórico e metodológico selecionado no cruzamento dos contributos da sociologia das organizações e da teoria do projeto justifica-se pela sua adequação à aquisição pelos mestrandos de conhecimentos aprofundados e ao desenvolvimento de atitudes de análise reflexiva sobre conceções e práticas qualificadas de liderança educacional, valorizadoras da participação / mobilização e corresponsabilização de todos os intervenientes no processo educativo, designadamente, no âmbito da gestão de, e por, projetos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Dimensões organizacionais da escola

    1.1 Missão e objetivos, estruturas, dinâmicas, culturas e ambiente.

    1.2. Áreas de competências ou campos de gestão das organizações educativas.

    2. Liderança e supervisão

    2.1. Conceções de liderança

    2.2. Estilos de liderança.

    2.3.  Liderança e cultura de escola.

    2.4. O papel do supervisor no desenvolvimento da comunidade educativa.

    3. Liderança e metodologia de projeto.

    3.1       Teoria do Projeto: investigação-ação e praxeologia.

    3.2       Modelos de desenho e desenvolvimento de projetos.

    3.3       Planificação de uma avaliação de projeto.

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer perspetivas teóricas e metodológicas diversificadas de análise sociológica das organizações;

    Aplicar os conhecimentos adquiridos à análise das organizações educativas;

    Conhecer e avaliar criticamente diferentes estilos de liderança;

    Discutir a importância da liderança transformacional nas organizações educativas; Apropriar-se de conceitos, teorias e práticas qualificadas de liderança educacional; Problematizar o papel do supervisor como líder e agente de desenvolvimento das organizações educativas;

    Conhecer e aplicar a metodologia de projeto aos vários níveis de gestão organizacional e pedagógica das organizações educativas;

    Conhecer diversos modelos de conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos; Aplicar metodologias de avaliação participada de projetos educacionais;

    Comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentadas a diferentes interlocutores;

    Produzir trabalho de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias aprendidos ao longo da UC.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    Na U.C. as metodologias de ensino privilegiam modelos de ensino mistos, concretamente expositivo, colaborativo e crítico. As aulas serão teórico-práticas, incluindo fundamentação teórica e concetual, leitura e análise de artigos científicos e de excertos de obras de referência, análise de estudos de caso e debate.O trabalho colaborativo desenvolver-se-á em pequeno e grande grupo, com participação ativa e crítica dos mestrandos.O trabalho individual, a apresentar na forma de um artigo científico, incidirá sobre uma questão relacionada com a temática da U.C. Incluirá enquadramento teórico, recolha e análise de dados e conclusões, em texto devidamente estruturado, com extensão máxima de 12 páginas. A avaliação final resultará da ponderação dos seguintes critérios: participação em trabalhos presenciais de grupo e debates, 40%, e trabalho individual, 60%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Costa, J. A., Castanheira, P. (2015). A liderança na gestão das escolas: contributos de análise organizacional. Revista Brasileira de  Política e Administração de Educação,31 (1), 13 ¿ 44, DOI: https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58912

    Gambôa, R. (2011) Pedagogia-em-participação: o trabalho de projeto. In J.Oliveira-Formosinho e R. Gambôa, (Orgs.) O trabalho de projeto na pedagogia-em-participação (pp. 11-45). Porto, Porto Editora.

    Glickman, C. Gordon, S. & Ross-Gordon, J. (2010). Supervision and Instructional Leadership. Boston : Pearson.

    Goleman, D.; Boyatzis, R.; Mckee, A. (2007). Os Novos Líderes - A Inteligência Emocional nas Organizações. Lisboa: Gradiva.

    Hatch, M. J. & Cunliffe, A. L. (col.) (2006). Organizational theory: modern, symbolic and postmodern perspectives (2nd ed). Oxford: OUP.

    Kilpatrick, W. H. (2006). O método de projeto. Viseu: Pedago.

    Sergiovanni, T. (2004). O mundo da liderança. Desenvolver culturas, práticas e responsabilidade pessoal nas escolas. Porto: ASA.
     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Maria Irene Figueiredo 

    sextas feiras das 17h ása 18h

    Sala 02

     

     

    Reunião online com marcação prévia

     

     

     

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