-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular assenta no pressuposto de que o papel do supervisor, enquanto líder organizacional e pedagógico e agente de desenvolvimento da comunidade educativa, exige, para além de outras competências, que saiba pensar proativa e estrategicamente, gerir e mobilizar pessoas e equipas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e organizacional. A opção por um enquadramento teórico e metodológico selecionado no cruzamento dos contributos da sociologia das organizações e da teoria do projeto justifica-se pela sua adequação à aquisição pelos mestrandos de conhecimentos aprofundados e ao desenvolvimento de atitudes de análise reflexiva sobre conceções e práticas qualificadas de liderança educacional, valorizadoras da participação / mobilização e corresponsabilização de todos os intervenientes no processo educativo, designadamente, no âmbito da gestão de, e por, projetos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1651-1-14492
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Dimensões organizacionais da escola
1.1 Missão e objetivos, estruturas, dinâmicas, culturas e ambiente.
1.2. Áreas de competências ou campos de gestão das organizações educativas.
2. Liderança e supervisão
2.1. Conceções de liderança
2.2. Estilos de liderança.
2.3. Liderança e cultura de escola.
2.4. O papel do supervisor no desenvolvimento da comunidade educativa.
3. Liderança e metodologia de projeto.
3.1 Teoria do Projeto: investigação-ação e praxeologia.
3.2 Modelos de desenho e desenvolvimento de projetos.
3.3 Planificação de uma avaliação de projeto.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer perspetivas teóricas e metodológicas diversificadas de análise sociológica das organizações;
Aplicar os conhecimentos adquiridos à análise das organizações educativas;
Conhecer e avaliar criticamente diferentes estilos de liderança;
Discutir a importância da liderança transformacional nas organizações educativas; Apropriar-se de conceitos, teorias e práticas qualificadas de liderança educacional; Problematizar o papel do supervisor como líder e agente de desenvolvimento das organizações educativas;
Conhecer e aplicar a metodologia de projeto aos vários níveis de gestão organizacional e pedagógica das organizações educativas;
Conhecer diversos modelos de conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos; Aplicar metodologias de avaliação participada de projetos educacionais;
Comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentadas a diferentes interlocutores;
Produzir trabalho de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias aprendidos ao longo da UC.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na U.C. as metodologias de ensino privilegiam modelos de ensino mistos, concretamente expositivo, colaborativo e crítico. As aulas serão teórico-práticas, incluindo fundamentação teórica e concetual, leitura e análise de artigos científicos e de excertos de obras de referência, análise de estudos de caso e debate.O trabalho colaborativo desenvolver-se-á em pequeno e grande grupo, com participação ativa e crítica dos mestrandos.O trabalho individual, a apresentar na forma de um artigo científico, incidirá sobre uma questão relacionada com a temática da U.C. Incluirá enquadramento teórico, recolha e análise de dados e conclusões, em texto devidamente estruturado, com extensão máxima de 12 páginas. A avaliação final resultará da ponderação dos seguintes critérios: participação em trabalhos presenciais de grupo e debates, 40%, e trabalho individual, 60%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Costa, J. A., Castanheira, P. (2015). A liderança na gestão das escolas: contributos de análise organizacional. Revista Brasileira de Política e Administração de Educação,31 (1), 13 ¿ 44, DOI: https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58912
Gambôa, R. (2011) Pedagogia-em-participação: o trabalho de projeto. In J.Oliveira-Formosinho e R. Gambôa, (Orgs.) O trabalho de projeto na pedagogia-em-participação (pp. 11-45). Porto, Porto Editora.
Glickman, C. Gordon, S. & Ross-Gordon, J. (2010). Supervision and Instructional Leadership. Boston : Pearson.
Goleman, D.; Boyatzis, R.; Mckee, A. (2007). Os Novos Líderes - A Inteligência Emocional nas Organizações. Lisboa: Gradiva.
Hatch, M. J. & Cunliffe, A. L. (col.) (2006). Organizational theory: modern, symbolic and postmodern perspectives (2nd ed). Oxford: OUP.
Kilpatrick, W. H. (2006). O método de projeto. Viseu: Pedago.
Sergiovanni, T. (2004). O mundo da liderança. Desenvolver culturas, práticas e responsabilidade pessoal nas escolas. Porto: ASA.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Maria Irene Figueiredo
sextas feiras das 17h ása 18h
Sala 02
Reunião online com marcação prévia
-
Mobilidade
Mobilidade
Não