filmeu

Disciplina Autarquias e Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A relevância desta UC está no facto de os estudantes  aprenderem a  analisar criticamente o quadro legal da ação educativa dos municípios, no domínio das relações entre as escolas e as autarquias

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A evolução recente do quadro normativo da ação educacional dos municípios

    1.1 As conflitualidades e as conformidades na descentralização de competências.

    2. A relação entre a administração central e os municípios em matéria de educação

    2.1 Da igualdade à diferenciação: descentralização mitigada e novas políticas educativas públicas.

    2.2 Caraterísticas e ambiguidades da territorialização educativa

    3. A atual fase de transferência de competências educativas e a relação com as escolas

    3.1 O Estado e as autarquias na regulação das políticas educativas, a contratualização e a diferenciação.

    3.2 A relação entre municípios e escolas, a carta e a rede escolar

    3.3 Os municípios e as instâncias de decisão educativa e os conselhos municipais de educação

    4. As lógicas de mobilização educativa municipal

    4.1 O mercado e o “social”

    4.2 O projeto educativo, os manuais de gestão educativa e o municipalismo educativo.

    4.3 As “cidades educadoras” e “cidades criativas".

     

  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta UC os estudantes serão capazes de:

    -Saber analisar criticamente o quadro legal da ação educativa dos municípios, no domínio das relações entre as escolas e as autarquias;

    -Saber explicar a construção das lógicas de mobilização educativa municipal;

    -Saber analisar criticamente os principais modelos organizacionais que as suportam, tendo em conta o quadro de poderes e competências dos municípios;

    -Planificar, coordenar e avaliar medidas de política educativa de âmbito local e municipal, nomeadamente ao nível da relação entre câmaras municipais e escolas;

    -Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula;

    -Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia assenta em 3 tipos de trabalho: a assistência e participação ativa nas aulas; a realização e apresentação de trabalhos individuais de pesquisa e a participação em trabalhos de grupo sobre temas relacionados com a experiência profissional dos respetivos membros ou outros propostos pelo docente. Promover-se-á o recurso à análise de exemplos de intervenções educativas autárquicas pertinentes bem como de decisões ou medidas tomadas pela administração local ou central. Promover-se-á também, através das TICs, o acesso a fontes de informação diversificadas (sites municipais e relatórios institucionais, públicos e privados, sobre os temas em análise). Nas aulas será feita a apresentação de conceitos, a exemplificação de relações, a discussão de temas e a realização de trabalhos individuais e de grupo. A avaliação apresenta duas componentes: um trabalho escrito individual (6o%) e a participação nas aulas e no trabalho escrito de grupo (40%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Folque, A. (2004). A Tutela Administrativa nas Relações entre o Estado e os Municípios (condicionalismos constitucionais). Coimbra  Editora.

    Machado, J. & Alves, M. (2014). Municípios território e Educação. A Administração local da Educação e da Formação. Universidade Católica. E-Boock.

    Martins, J. (2007). O Papel dos Municípios na Construção das Políticas Educativas. Tese  Doutoramento. FPCE (policopiado).

    Martins, J. (2009). O municipalismo educativo: entre o Estado e o Mercado? In Amaral, A. et alli, Org.), Ideias para Grandes Decisões. Campo da Comunicação.

    Martins, J. & Gouveia, J. (2018). Educar, Presente e Futuro. O Projeto Educativo Municipal. Edição CM Paços Ferreira. 

    Sarmento, M. (2000). Lógicas de Acção nas Escolas. IIE/ME

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Teresa de Jesus  Santos

    sextas feiras das 17 às 18h

    02

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios