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Apresentação
Apresentação
A relevância desta UC está no facto de os estudantes conseguirem quadros de análise respeitantes à “aprendizagem organizacional” como fator de desenvolvimento e mudança das organizações
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1651-2-14495
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Noção de organização, dimensões estruturantes e níveis de análise
2. Teorias de análise sociológica e organizacional e modelos de racionalidade
3. A organização como sistema social
3. 1 paradigmas conflituais subjacentes à ação / interação social num contexto global
3. 2 Os interesses e os valores: implicações para a ação / interação social
4. Organizações aprendentes: da teoria à prática
5. A liderança nas organizações educativas
5.1 As dimensões organizacionais da escola: missão e objetivos,
estruturas, dinâmicas, culturas e ambiente.
5.2 Áreas de competências ou campos de gestão das organizações educativas
5.3 Liderança
5.4 Bases de poder e estilos de liderança
5.5A liderança transformacional: o líder como gestor e como educador.
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Objetivos
Objetivos
Conhecer abordagens teóricas e metodológicas diversificadas para a observação e análise das organizações;
Aplicar os conhecimentos adquiridos à análise das organizações educativas e à formulação de propostas de intervenção inovadoras;
Demonstrar a importância da liderança transformacional nas organizações educativas;
Saber identificar os elementos constitutivos e a diversidade configurativa e tipológica das organizações;
Dominar quadros de análise respeitantes à “aprendizagem organizacional” como fator de desenvolvimento e mudança das organizações;
Aplicar conhecimentos e atitudes de análise reflexiva, de investigação e difusão de conhecimento sobre conceções e práticas qualificadas de organização, liderança e gestão educacional;
Problematizar tendências formatadoras de futuro da educação e suas consequências para os líderes de instituições educativas;
Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sessões de trabalho presenciais e de trabalho autónomo. As sessões de trabalho são diversificadas: exposição teórica de diferentes perspetivas, e respetivos autores, mais representativos dos temas em estudo, seguida de debate crítico, com mobilização dos conhecimentos, experiências e conceções prévias dos estudantes, trabalho em grupos, apoiado pelo docente, para a construção de reflexões sobre as problemáticas abordadas, a partir de um conjunto de questões orientadoras; Trabalho autónomo, que deverá incluir a leitura e análise de textos e docs. Indicação de textos a abordar na sessão seguinte, tanto para exposição pela docente, como para leitura crítica, discussão em pequenos grupos e apresentação pelos estudantes. A avaliação integra a participação ativa e crítica nas aulas, a elaboração de pequenos trabalhos de reflexão grupal e um trabalho científico individual sobre as temáticas abordadas nas aulas. Participação em trabalhos presenciais e debates, 40%, e trabalho individual, 60%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cunha, M., & Rego, A. (2009). Liderar. D. Quixote.
Flores, M. A. (2014). Profissionalismo e Liderança dos Professores. De Facto Editores
Hatch, M. J. & Cunliffe, A. L. (col.) (2006). Organizational theory: modern, symbolic and postmodern perspectives (2nd ed). OUP.
Hargreaves, A. & Fink, D. (2007). Liderança sustentável. Porto Ed.
Lima L., Silva E., Torres L., Sá V. & Estevão C. (2011). Perspetivas de Análise Organizacional das Escolas. Fundação Manuel Leão.
Schleicher, A. (2012), Ed., Preparing Teachers and developing school leaders for the 21st century: lessons from around the world, OECD Publishing (https://www.oecd.org/site/eduistp2012/49850576.pdf)
Sergiovanni, T. (2004). O mundo da liderança. Desenvolver culturas, práticas e responsabilidade pessoal nas escolas. ASA
Wenger, E. (2001). Comunidades de prática: aprendizaje, significado e identidad. Paidós.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Maria Irene de Melo Figueiredo
sextas feiras- das 17- às 18h
sala 02
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Mobilidade
Mobilidade
Não