filmeu

Disciplina Liderança e Dinâmicas Organizacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    A relevância desta UC está no facto de os estudantes  poderem  planear, implementar e monitorizar a avaliação de um sistema interno de garantia da qualidade de uma instituição educativa, seguindo os procedimentos orientadores da tutela e o seu plano de  melhoria contínua.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento conceptual dos processos de avaliação de escolas e dos mecanismos de gestão de qualidade e de promoção da melhoria contínua;

    3. Gestão da melhoria contínua baseada em processos de garantia da qualidade;

    3. Qualidade total: o conceito e alguns referenciais

    a. Avaliação e seus propósitos

    b. EFQM

    c. CAF

    d.How Good is your school?

    4..Avaliação externa de escolas, modelos e articulação com processos de avaliação interna;

    5. Gestão do desempenho:

    a. Avaliação de escolas

    b. Avaliação de desempenho docente

    c. Avaliação da formação

    d. Avaliação das aprendizagens

    6. Metodologias e instrumentos de gestão de qualidade no âmbito de processos de avaliação interna de escolas

  • Objetivos

    Objetivos

    Reconhecer e gerir a implementação demodelos de gestão e garantia da qualidade (ISO, EFQM, CAF) às especificidades da administração educativa, no âmbito de processos de avaliação interna e externa;

    - Articular a gestão da qualidade da instituição educativa com outros processos de gestão do desempenho (ex: avaliação de desempenho docente);

    - Comunicar os seus planos e acções intencionalizadas no âmbito da gratia da qualidade e do princípio de melhoria contínua aos diferentes interlocutores da comunidade educativa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Privilegia-se modelos de aprendizagem centrados nos discentes. As aulas serão organizadas de forma a intercalar a dimensão teórica, para conhecimento e análise de modelos de gestão de qualidade e de avaliação de escolas, e a dimensão prática, para a conceção, em pequenos grupos, de uma proposta de um sistema interno de garantia da qualidade, baseado na gestão de desempenho, para uma organização educativa, com base num modelo de promoção da melhoria contínua. Os estudantes selecionarão um agrupamento de escolas que tenha sido submetido a avaliação externa por parte da IGE. Elaborarão um trabalho em grupo (que consiste na conceção de uma estratégia de avaliação interna, com base no modelo CAF aplicado à educação) e uma reflexão individual (onde explicitarão as principais aprendizagens realizadas e os principais benefícios que tais aprendizagens poderão trazer para o desempenho futuro da sua função).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bidarra et al (2018). Atitudes dos professores face à avaliação de escolas. Indagatio Didactica, 10(2), 227-248. http.CAF and education, www.caf-zentrum.at/webfm_send/820.

    Saragoça, J.; Silvestre, M. J. & Fialho, I. (2015). Avaliação de escolas: Gestão estratégica e prospetiva. In A. Mouraz; S. Valadas & J. Pacheco (Orgs.). Avaliação externa das escolas do ensino não superior–Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp.47-75). CIIE

    Sousa, J., Costa, N., & Pacheco, J. (2017).Avaliação Externa e Autoavaliação num Agrupamento de Escolas TEIP. In Galego, C., Ricardo, M. & Teodoro, A. (Orgs.), A educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais (pp. 718-724). Edições Universitárias Lusófona.Veiga, A., Rosa, M.J., Dias, D. & Amaral, A. (2013). Why it is difficult to grasp the impacts of the Portuguese quality assurance systems? European Journal of Education, 48 (3), 454-470

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Diana Dias 

    sexta feira dfas 17 às 18h

    02

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios