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Apresentação
Apresentação
A relevância desta UC está no facto de os estudantes poderem planear, implementar e monitorizar a avaliação de um sistema interno de garantia da qualidade de uma instituição educativa, seguindo os procedimentos orientadores da tutela e o seu plano de melhoria contínua.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1651-2-14496
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Enquadramento conceptual dos processos de avaliação de escolas e dos mecanismos de gestão de qualidade e de promoção da melhoria contínua;
3. Gestão da melhoria contínua baseada em processos de garantia da qualidade;
3. Qualidade total: o conceito e alguns referenciais
a. Avaliação e seus propósitos
b. EFQM
c. CAF
d.How Good is your school?
4..Avaliação externa de escolas, modelos e articulação com processos de avaliação interna;
5. Gestão do desempenho:
a. Avaliação de escolas
b. Avaliação de desempenho docente
c. Avaliação da formação
d. Avaliação das aprendizagens
6. Metodologias e instrumentos de gestão de qualidade no âmbito de processos de avaliação interna de escolas
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Objetivos
Objetivos
Reconhecer e gerir a implementação demodelos de gestão e garantia da qualidade (ISO, EFQM, CAF) às especificidades da administração educativa, no âmbito de processos de avaliação interna e externa;
- Articular a gestão da qualidade da instituição educativa com outros processos de gestão do desempenho (ex: avaliação de desempenho docente);
- Comunicar os seus planos e acções intencionalizadas no âmbito da gratia da qualidade e do princípio de melhoria contínua aos diferentes interlocutores da comunidade educativa.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Privilegia-se modelos de aprendizagem centrados nos discentes. As aulas serão organizadas de forma a intercalar a dimensão teórica, para conhecimento e análise de modelos de gestão de qualidade e de avaliação de escolas, e a dimensão prática, para a conceção, em pequenos grupos, de uma proposta de um sistema interno de garantia da qualidade, baseado na gestão de desempenho, para uma organização educativa, com base num modelo de promoção da melhoria contínua. Os estudantes selecionarão um agrupamento de escolas que tenha sido submetido a avaliação externa por parte da IGE. Elaborarão um trabalho em grupo (que consiste na conceção de uma estratégia de avaliação interna, com base no modelo CAF aplicado à educação) e uma reflexão individual (onde explicitarão as principais aprendizagens realizadas e os principais benefícios que tais aprendizagens poderão trazer para o desempenho futuro da sua função).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bidarra et al (2018). Atitudes dos professores face à avaliação de escolas. Indagatio Didactica, 10(2), 227-248. http.CAF and education, www.caf-zentrum.at/webfm_send/820.
Saragoça, J.; Silvestre, M. J. & Fialho, I. (2015). Avaliação de escolas: Gestão estratégica e prospetiva. In A. Mouraz; S. Valadas & J. Pacheco (Orgs.). Avaliação externa das escolas do ensino não superior–Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp.47-75). CIIE
Sousa, J., Costa, N., & Pacheco, J. (2017).Avaliação Externa e Autoavaliação num Agrupamento de Escolas TEIP. In Galego, C., Ricardo, M. & Teodoro, A. (Orgs.), A educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais (pp. 718-724). Edições Universitárias Lusófona.Veiga, A., Rosa, M.J., Dias, D. & Amaral, A. (2013). Why it is difficult to grasp the impacts of the Portuguese quality assurance systems? European Journal of Education, 48 (3), 454-470
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Diana Dias
sexta feira dfas 17 às 18h
02
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Mobilidade
Mobilidade
Não