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Apresentação
Apresentação
Este curso visa desenvolver uma visão crítica sobre como as empresas podem explorar o ambiente digital para implementar as suas estratégias de Comunicação e de Marketing, considerando o comportamento do consumidor online e as dinâmicas de publicidade e comunicação digital. O conteúdo desta disciplina é focado em apresentar como as estratégias e operações de Branding devem ser consideradas no ambiente digital e como os profissionais de Comunicação devem considerar as características e possibilidades deste contexto.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6354-14507
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A unidade curricular de marketing digital apresenta uma discussão académica sobre os principais tópicos discutidos em Marketing Digital. A disciplina apresenta doze tópicos principais, relacionados às estratégias de Marketing e ao comportamento de compra do consumidor no ambiente digital. Os tópicos são listados a seguir: Jornada online do consumidor Campanhas digitais Presença de marcas nas Redes sociais Comunidades de Marca Conteúdo gerado por consumidores Boca a boca eletrónico Engajamento do consumidor Embaixadores digitais das marcas: influenciadores e celebridades. Estratégias de Marketing Digital Branding online Personalização das marcas Storytelling em ambiente digitais
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Objetivos
Objetivos
Espera-se que no final desta unidade curricular o aluno tenha uma perceção clara das principais linhas de pesquisa em marketing digital e desenvolva uma visão crítica acerca dos métodos e conceitos relacionados às discussões contemporâneas sobre marketing digital. Para cada tópico, serão apresentados os principais tópicos discutidos na literatura académica de marketing, oferecendo uma visão geral das discussões contemporâneas sobre o tema. Complementarmente aos artigos discutidos, que apresentam uma abordagem teórica, discussão de casos práticos mostrarão aos alunos a estratégia digital de comunicação e marketing das empresas no mercado.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas expositivas serão complementadas com casos práticos de mercado, discussão de estudos de caso e apresentação da perspectiva de pesquisa acadêmica sobre os tópicos. Para o curso, será usado o simulador SIMBOUND, com 6 rodadas de jogo e 1 rodada de prática. Este simulador é uma ferramenta inovadora para os alunos perceberem o impacto das decisões em marketing digital.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Audrezet, A., de Kerviler, G., & Guidry Moulard, J. (2020). Authenticity under threat: When social media influencers need to go beyond self-presentation. Journal of Business Research , 117, 557 - 569. Belk, R. W. (2013). Extended self in a digital world. Journal of Consumer Research, 40(3), 477-500. f Berger, J. (2014). Word of mouth and interpersonal communication: A review and directions for uture research. Journal of Consumer Psychology , 24 (4), 586 - 607. Brown, J. O., Broderick, A. J., & Lee, N. (2007). Online Communities¿: Conceptualizing the Online Social Network. Journal of Interactive Marketing , 21 (3), 2 - 20 Chaffey, D., & Smith, P. R. (2017). Digital marketing excellence: planning, optimizing and integrating online marketing . Taylor & Francis. Kozinets, R. V. (2019). Netnography: The essential guide to qualitative social media research. Sage.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim