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Apresentação
Apresentação
A disciplina de Gestão Operacional de Marketing apresenta uma visão especi¿fica do marketing, nomeadamente das decisões operacionais. Esta disciplina explora as possibilidades táticas para a implementação das estratégias de marketing definidas pelas empresas. Nesta perspetiva, a disciplina fornece ferramentas de análise para permitir especificar as decisões que são tomadas e apresenta as diferentes variáveis a considerar para ter sucesso no contexto empresarial. Por último, alia a teoria à prática, estudando os diferentes conceitos teóricos do marketing mix para que os estudantes desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de considerar diferentes abordagens.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6354-15416
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à disciplina 2. Análise de Mercado 2.1. Aplicada ao setor 2.2. Aplicada aos negócios 2.3. Lei da Oferta e da Procura 4. Marketing-Mix 4.1. Produtos Gestão de portfólio Embalagens Ciclo de vida dos produtos Matriz BCG 4.2. Serviço Níveis de expectativa Riscos Percebidos Mix do serviço 4.3. Distribuição Funções e critérios de escolha dos canais Organização dos canais Marcas Brancas Mix do distribuidor 4.4. Preço Conceito de preço e de valor Metodologias de formação de preços Estratégias de formação de preços 4.5. Comunicação Above e Below the line Detalhes de algumas técnicas de comunicação
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular tem os seguintes objetivos: - Apresentar os principais conceitos de marketing e os seus princípios teóricos; - Compreender as dinâmicas do mercado e a sua influência na estratégia empresarial; - Apresentar as principais variáveis do marketing operacional e como se desenvolvem para atingir os objetivos estratégicos de marketing definidos pela empresa; - Introduzir e debater as principais decisões associadas a estes conceitos, desenvolvendo uma consciência crítica de modo a analisar as estruturas e os processos de marketing; - Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à análise das atividades de marketing.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Visualizaçao de videos e pesquisas na sala de aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kotler, P., Keller, E. e Chernev, A. (2024). Administração de Marketing, Pearson Education Brasil, 16th edition. Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J., D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2021), Mercator - 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 18ª Edição, Publicações D. Quixote.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim