-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de otimização e medição em comunicação web é uma disciplina pertencente ao marketing, nomeadamente o digital. Esta disciplina visa explorar o posicionamento de um website ao nível dos motores de busca, de forma orgânica e de forma paga. Nesta perspetiva, a disciplina fornece ferramentas de análise e implementação calculando as diferentes variáveis que permitem aferir os retornos de investimentos por parte das marcas. Por último, alia a teoria à prática, através de casos de estudo e de exercícios em aula.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT6354-25636
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução ao estudo de otimização e medição em comunicação web e de que forma este se divide; Explorar a componente orgânica (SEO) e a componente paga (SEA); Criar conteúdo com técnicas que permitam alavancar a posição nos motores de busca. Saber aproveitar ciclos de acontecimentos para produzir conteúdos. Aprender a reter o cliente com conteúdos exclusivos. Campanhas da Rede de Pesquisa e Display. Otimização de performance e principais métricas. Otimização de keywords e o seu planeamento. Metas e Conversões.
-
Objetivos
Objetivos
-Apresentar os principais conceitos otimização e medição em comunicação web e os seus princípios teóricos; -Compreender as premissas que fazem parte do posicionamento que os websites assumem nos motores de busca -Apresentar as principais variáveis e ferramentas de campanhas pagas -Introduzir e debater as principais decisões associadas a estes conceitos, desenvolvendo uma consciência crítica de modo a analisar as estruturas e os processos de compra de espaço publicitário -Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias às atividades de marketing.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos terão uma exposição teórica dos temas que englobam o otimização e medição em comunicação web com exemplos práticos do mercado nacional e internacional que permitem a sua ligação com a prática. As aulas teóricas são suportadas por documentação online no Moodle. Os alunos farão um caso de estudo (20% cada um) e um trabalho de grupo (80%). A presença dos alunos é obrigatória em 75% das aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Marshall, Perry & Rhode, Mike & Tood, Bryan (2017): Ultimate Guide to Google AdWords : How to Access 100 Million People in 10 Minutes 3rd ed. Entrepreneur Press Clarke, A. (2022). SEO 2022: Learn Search Engine Optimization with Smart Internet Marketing Strategies. Richards, R. (2020). The SEO Blueprint: How to Get More Organic Traffic Right Now.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim