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Disciplina Gestão da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Gestão da Comunicação insere-se no campo de ação da comunicação organizacional atuando ao nível da comunicação interna e externa relacionando as áreas clássicas das Relações Publicas englobando áreas mais recentes como a gestão da informação nas redes sociais. Esta UC é pertinente no Ciclo de Estudos uma vez que permite aos discentes percecionarem a importância da Gestão da Comunicação considerando as diferentes áreas de atividade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos 1. Enquadramento à Gestão da Comunicação 1.1. Conceitos: Gestão e Comunicação. 1.2.  Aproximação das duas áreas fundamentais para a empresa. 2. Comunicação Integrada. 2.1. Conceito de Comunicação integrada. 2.2. As áreas englobadas neste conceito e o seu relacionamento. 3. Gestão da Comunicação Interna. 4. Gestão da Comunicação Externa. 5.  Novos Media 5.1. Conceitos e Enquadramento. 5.2. As tecnologias - Intranets, sites, redes sociais e novas formas de interação social. 6. O Plano de Comunicação Integrada
  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os alunos de conhecimentos referentes ao conceito global da Gestão da Comunicação e permitir  a aquisição de capacidades ao nível da comunicação interna e externa. Trabalhar para que os alunos  adquiram competências especificas na Gestão de Comunicação.  Os objetivos da Unidade Curricular Gestão da Comunicação são os seguintes:  O1-Compreender a comunicação de forma holística através de uma estratégia global interna e externa.  O2-Entender a comunicação interna como uma mais valia para o sucesso da comunicação. O3-Percecionar a comunicação externa de forma estratégica com base numa gestão da comunicação  eficaz.  O4-Compreender as técnicas de comunicação interna e externa do ponto de vista estratégico.  O5-Perspetivar os novos media e perceber o seu papel na comunicação integrada.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular compreende aulas expositivas com espaço para debate, bem como aulas de análise de artigos de académicos, seguindo a metodologia activa de aprendizagem de acordo com Camargo & Franklin (2020). A avaliação é constituída por dois trabalhos, o primeiro é apresentado em aula em data a definir. O segundo trabalho é individual e é um resumo de um artigo académico.  Os trabalhos são entregues via moodle no dia anterior à data marcada para entrega e/ou apresentação. A metodologia de avaliação compreende um trabalho individual (50%) e um trabalho de grupo (50%). O não cumprimento da avaliação contínua implica a reprovação. O exame de 2ª época e época especial é escrito e engloba todos os conteúdos programáticos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kitchen, P. J. (2020). Marketing communications. In A reader in marketing communications (pp. 1-9). Routledge. Li, J. Y., Lee, Y., & Xu, D. (2023). The role of strategic internal communication in empowering female employees to cope with workplace gender discrimination. Corporate Communications: An International Journal, 28(1), 135-154. Lopes, P., Rodrigues, R., Sandes, F., & Estrela, R. (2023, May). The Moderating Role of Social Media Advertising in Customers' Purchase Intention. In ECSM 2023 10th European Conference on Social Media (Vol. 1, p. 117).  Zerfass, A., & Link, J. (2022). Communication management: Structures, processes, and business models for value creation through corporate communications. In Research handbook on strategic communication (pp. 237-258). Edward Elgar Publishing.
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