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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Gestão da Comunicação insere-se no campo de ação da comunicação organizacional atuando ao nível da comunicação interna e externa relacionando as áreas clássicas das Relações Publicas englobando áreas mais recentes como a gestão da informação nas redes sociais. Esta UC é pertinente no Ciclo de Estudos uma vez que permite aos discentes percecionarem a importância da Gestão da Comunicação considerando as diferentes áreas de atividade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6354-5033
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. Enquadramento à Gestão da Comunicação 1.1. Conceitos: Gestão e Comunicação. 1.2. Aproximação das duas áreas fundamentais para a empresa. 2. Comunicação Integrada. 2.1. Conceito de Comunicação integrada. 2.2. As áreas englobadas neste conceito e o seu relacionamento. 3. Gestão da Comunicação Interna. 4. Gestão da Comunicação Externa. 5. Novos Media 5.1. Conceitos e Enquadramento. 5.2. As tecnologias - Intranets, sites, redes sociais e novas formas de interação social. 6. O Plano de Comunicação Integrada
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Objetivos
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos referentes ao conceito global da Gestão da Comunicação e permitir a aquisição de capacidades ao nível da comunicação interna e externa. Trabalhar para que os alunos adquiram competências especificas na Gestão de Comunicação. Os objetivos da Unidade Curricular Gestão da Comunicação são os seguintes: O1-Compreender a comunicação de forma holística através de uma estratégia global interna e externa. O2-Entender a comunicação interna como uma mais valia para o sucesso da comunicação. O3-Percecionar a comunicação externa de forma estratégica com base numa gestão da comunicação eficaz. O4-Compreender as técnicas de comunicação interna e externa do ponto de vista estratégico. O5-Perspetivar os novos media e perceber o seu papel na comunicação integrada.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular compreende aulas expositivas com espaço para debate, bem como aulas de análise de artigos de académicos, seguindo a metodologia activa de aprendizagem de acordo com Camargo & Franklin (2020). A avaliação é constituída por dois trabalhos, o primeiro é apresentado em aula em data a definir. O segundo trabalho é individual e é um resumo de um artigo académico. Os trabalhos são entregues via moodle no dia anterior à data marcada para entrega e/ou apresentação. A metodologia de avaliação compreende um trabalho individual (50%) e um trabalho de grupo (50%). O não cumprimento da avaliação contínua implica a reprovação. O exame de 2ª época e época especial é escrito e engloba todos os conteúdos programáticos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kitchen, P. J. (2020). Marketing communications. In A reader in marketing communications (pp. 1-9). Routledge. Li, J. Y., Lee, Y., & Xu, D. (2023). The role of strategic internal communication in empowering female employees to cope with workplace gender discrimination. Corporate Communications: An International Journal, 28(1), 135-154. Lopes, P., Rodrigues, R., Sandes, F., & Estrela, R. (2023, May). The Moderating Role of Social Media Advertising in Customers' Purchase Intention. In ECSM 2023 10th European Conference on Social Media (Vol. 1, p. 117). Zerfass, A., & Link, J. (2022). Communication management: Structures, processes, and business models for value creation through corporate communications. In Research handbook on strategic communication (pp. 237-258). Edward Elgar Publishing.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim