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Apresentação
Apresentação
Esta UC contribui com uma base sólida de conhecimentos específicos sobre o comportamento do consumidor para a formação científica e aplicada dos estudantes deste ciclo de estudos, visando: Integrar conhecimentos de comunicação, marketing e media digitais para interpretar os fundamentos do comportamento do consumidor no ecossistema digital; Aplicar modelos do comportamento do consumidor à análise de práticas de consumo em ambientes digitais, considerando fatores como sustentabilidade, responsabilidade social e transformação digital; Avaliar os fatores que influenciam o consumidor, incluindo as suas características, as comunidades virtuais e os influenciadores; Caracterizar os comportamentos do ciberconsumidor e antecipar tendências emergentes na sua evolução; Desenvolver e aplicar pensamento crítico, técnico e analítico para soluções inovadoras de aproximação ao consumidor.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6354-8300
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Comportamento do consumidor no campo da comunicação digital: 1.1. Conceitos, campos de estudo e aplicações; 1.2. Valor do consumidor; 1.3. Desafios do mundo digital 2. Características do consumidor e influência digital: 2.1 Fatores de caracterização e decisão de compra; 2.2. Comunidades e influenciadores digitais; 2.3. Consumidor digital 3. Tendências de evolução
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Objetivos
Objetivos
Definir, interrelacionar e consolidar conhecimentos fundamentais do comportamento do consumidor e seus impactes nas estratégias de comunicação, de marketing e de media digitais. Analisar fatores de influência, de decisão e tendências de evolução do comportamento do consumidor. Dominar os fundamentos do ciberconsumidor para a otimização do uso dos media e plataformas digitais. Fomentar o pensamento crítico, técnico e analítico, promovendo a capacidade para interpretar cenários de consumo complexos e propor soluções estratégicas inovadoras no domínio da comunicação digital. Aplicar instrumentos conceptuais e empíricos no estudo do comportamento do consumidor.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular recorre a metodologias ativas e inovadoras, centradas no estudante, como a aprendizagem baseada em projetos, estudos de caso e simulações digitais. Estas metodologias promovem a aplicação prática dos conteúdos, o desenvolvimento do pensamento crítico e a colaboração em ambiente digital. São ainda utilizados recursos multimédia, plataformas interativas e ferramentas de avaliação formativa para estimular o envolvimento contínuo dos alunos no processo de aprendizagem.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Atherton, J. (2023). Social media strategy: A practical guide to social media marketing and customer engagement (2nd ed.). Kogan Page. Carrizo, A. L., Bianchi, E. C., Burguete, J. L. V., & Galan-Ladero, M. M. (2023). Responsible consumption and sustainability: Case studies from corporate social responsibility, social marketing, and behavioral economics. Springer. Gabay, J. J. (2025). Practical digital marketing and AI Psychology: How to gain online consumer trust and sales using technologies and Psychology. Routledge. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2023). Marketing 6.0: The future is immersive. Wiley. Mothersbaugh, D., Kleiser, S. B., & Hawkins, D. (2024). Consumer behavior: Building marketing strategy (15th ed.). McGraw Hill. Singh, N., Kansra, P., & Gupta, S. L. (Eds.) (2024). Navigating the digital landscape: Understand customer behaviour in the online world. Emerald. Yan, Z. (Ed.) (2023). The Cambridge handbook of cyber behavior. Cambridge University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim