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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de gestão estratégica de marketing pretende integrar os aspetos estratégicos de marketing nas políticas globais da gestão empresarial e o uso da comunicação corporativa como ferramenta para implementar esta estratégia. Apresenta as várias opções de marketing existentes no contexto estratégico, permitindo a sua operacionalização. Por outro lado, aborda o planeamento de marketing de uma organização de modo a atingir os seus objetivos e conseguir um desempenho superior aos seus concorrentes.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6354-8303
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Marketing e o contexto competitivo O conceito de Estratégia de Marketing Estratégias orientadas para o mercado Análise estratégica -Análise do Meio Envolvente Análise interna da organização e do portfólio de produtos e serviços As decisões de marketing e a articulação com o mix Segmentação, Mercado-Alvo e Posicionamento Estratégias competitivas Porter e Drucker Estratégias relacionais e de experienciais Estratégias de marcas Definição das variáveis estratégicas A gestão estratégica de portfólio e das marcas A gestão estratégica de preços A gestão estratégica dos canais de distribuição A gestão estratégica da comunicação. Gestão Estratégica de Pessoas, Processos e Evidência Física. Plano estratégico de marketing e planos de contingência. Desafios atuais da gestão de marketing
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Objetivos
Objetivos
Fornecer conhecimentos de gestão num contexto de grande competitividade, utilizando instrumentos adequados a fim de reduzir os riscos associados à decisão. Fornecer as competências necessárias para que os mestrandos possam proceder à elaboração da estratégia global de Marketing, assim como à sua aplicação e controlo; Reflectir sobre o atual contexto competitivo e a importância da Estratégia das Organizações e da Estratégia de Marketing no processo de criação de Valor; Abordar as diferentes teóricas de formulação de estratégias de marketing; Fornecer um enquadramento teórico e metodológico para a conceção da Estratégia, do Planeamento Estratégico e das principais variáveis que a constituem, incluindo o uso estratégico da Comunicação Corporativa. Aplicar os conhecimentos adquiridos, através da análise, discussão e resolução de Casos
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A componente prática permite a discussão e elaboração de casos com o objectivo de uma maior assimilação dos contéudos teóricosIncluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas. Também são feitas simulações de planos de marketing adapatdas a contextos especificos
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J., D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2018), Mercator ¿ 25 Anos ¿ O Marketing na Era Digital. 1ª Edição, Publicações D. Quixote. Biraghi, S., & Gambetti, R. C. (2015). systematic communication-based inquiry. Journal of Marketing Communications , 21 (4), 260-283.anagement, Cerebellum Press, 9 edition. Graham, J. et al (2020), Marketing Strategy & Competitive Positioning, Pearson Education. Kotler, P., Armstrong, G. (2020), Principles of Marketing. Pearson Education, 18 edition. Kotler, P., Keller, E., Hansen, T., Brady, M. e Goodman, M. (2016) . Marketing Administration. Maçães, Manuel (2019), Marketing Estratégico . As Quatro Etapas para Criar Vantagem Competitiva e Melhorar o Desempenho, Almedina eBook.
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Horário de Atendimento
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Mobilidade
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Sim