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Disciplina Media, Comunicação e Sociedade

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende constituir-se como um espaço alargado de reflexão e análise no campo da sociologia da comunicação e dos media, de modo a habilitar os estudantes ao estudo de temas e aplicação de conceitos e teorias que se prendam com as teorias e os modelos de comunicação, com as tecnologias da comunicação, os media tradicionais e os novos media, a sociedade em rede. Neste âmbito, e não deixando de enquadrar estes temas no contexto histórico do desenvolvimento de modelos e meios de comunicação, visa-se a compreensão dos fenómenos comunicacionais nas sociedades contemporâneas, de modo a conduzir reflexão, análise e aplicação destes conhecimentos, teorias e conceitos a temas e projetos aplicados ou transversais. Os estudantes devem desenvolver capacidades para discutir teórica e epistemologicamente, e aplicar, questões relativas a teorias e modelos de comunicação, media tradicionais e novos média, redes digitais sociais e mediações  tecnológicas  no  espaço  público.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos Primeira parte 1. Comunicação. Fundamentos, modelos e teorias Aproximações conceptuais à comunicação.  A origem dos estudos em Comunicação. A tradição europeia e a tradição norte-americana. As agulhas hipodérmicas.  A mediatização como construção. Os regimes de verdade. Os media como dispositivo e a sua economia política A Teoria da Comunicação como Teoria da Sociedade A dimensão ontológica da Comunicação.    Segunda parte 1. Media, Redes e Sociedade Media tradicionais e novos media. Dos media tradicionais e da comunicação de massa à interatividade reticular, participativa, colaborativa e de uso individualizado. Os públicos e o utilizador-receptor na rede.  2. Novos media. Características da comunicação nos media digitais Participação e não participação nos media digitais. 3. Visibilidade e invisibilidade nos media tradicionais e nas redes digitais. 4. Redes digitais sociais, ação digital em rede e ativismo. Modalidades de ativismo mediático
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular pretende constituir-se como um espaço alargado de reflexão e análise no campo da sociologia da comunicação e dos media, de modo a habilitar os estudantes ao estudo de temas e aplicação de conceitos e teorias que se prendam com as teorias e os modelos de comunicação, com as tecnologias da comunicação, os media tradicionais e os novos media, a sociedade em rede. Neste âmbito, e não deixando de enquadrar estes temas no contexto histórico do desenvolvimento de modelos e meios de comunicação, visa-se a compreensão dos fenómenos comunicacionais nas sociedades contemporâneas, de modo a conduzir reflexão, análise e aplicação destes conhecimentos, teorias e conceitos a temas e projetos aplicados ou transversais. Os estudantes devem desenvolver capacidades para discutir teórica e epistemologicamente, e aplicar, questões relativas a teorias e modelos de comunicação, media tradicionais e novos média, redes digitais sociais e mediações  tecnológicas  no  espaço  público.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de projetos, ou aprendizagem baseada em projetos, mediante um trabalho de investigação, a partir da formulação de um questionamento por parte dos estudantes. Esta metodologia complementa as aulas expositivas, permitindo ir aplicando o que está sendo ensinado e trabalhado.    Discussão ativa de textos a partir de equipas
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Babo, I. (2018). Redes, ativismo e mobilizações públicas. Ação colectiva e ação conectada. Estudos em Comunicação, (1)27, 219-244. Bennett, W. L. & Segerberg, A. (2012). The Logic of Connective Action, Information, Communication & Society, 15(5), 739-768. Cardon, D. & Granjon, F. (2013). Médactivistes. Presses Sciences Po Castells, M. (2009). Comunicación y poder, Alianza Editoria. Di Felice, M.; Pereira, E. & Roza, E. (ed.) Net-ativismo. Redes digitais e novas práticas de participação. Papirus Editora Gurevitch M.; Bennett, T.; Curran, J. & Woollacott, J. (eds.) (2005). Culture, Society and the Media. Taylor & Francis e-Library. Luhmann, N. (2009). A realidade dos meios de comunicação. Paulus. McQUAIL, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massas. F. Calouste Gulbenkian. Miège, B. (2008) Médias, médiations et médiateurs, continuités et mutations. Réseaux, 148-149 Pleyers, G. (Ed.) (2013). Militantisme en réseau, Réseaux, 31(181). Vaz Freixo, M. J. (2013). Teorias e Modelos de Comunicação. Piaget
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