-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Comunicação Estratégica e Assessoria prepara profissionais para as novas imbrincações resultantes de várias áreas diciplinares das áreas de Comunicação e Marketing utilizando os antigos e novos meios de comunicação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6612-24375
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Enquadramento da Comunicação Estratégica Origens, propósitos e objetivos; Noção de Estratégia Os três níveis de gestão da Comunicação Estratégica Impacto dos Fatores: Nível Macro Nível Meso Nível Micro Ética e Responsabilidade Social na Comunicação Estratégica Práticas de Comunicação Estratégica Planear estrategicamente Elaborar um Plano Planeamento Exterior Práticas de Comunicação Estratégica O Processo de uma Campanha Elementos de um plano Orçamento Cronograma; Avaliação Assessoria Comunicação de Crise Análise e Avaliação de Resultados Clipping Metodologias de análise de imprensa
-
Objetivos
Objetivos
- Identificar, caracterizar e relacionar as principais dimensões e processos da Comunicação Estratégica; - Interpretar situações concretas e propor soluções de acordo com a diversidade media, a realidade organizacional; ?Saber diagnosticar o papel e o impacto da comunicação em contextos organizacionais concretos; - Planear, organizar e conceber um plano segundo metas a atingir e objetivos específicos a alcançar tendo em consideração os mass media e os self media.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No âmbito da Unidade Curricular serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino e aprendizagem: ? Apresentação de diapositivos de apoio em suporte electrónico; Discussão em grupo, moderado pelo professor, onde se desenvolverá a participação, interacção e dinâmica de grupo; Estudos de caso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
[Argenti, P., Howells, R.A. & Beck, K.A. (2005) ?The Strategic Communication Imperative?, MIT Sloan Management Review, 46 (3): 83 ? 89. Holtzhausen, Fullerton, Lewis and Shipka (2021) Principles of Strategic Communication. London: Routledge Orduña, Octavio (2018) A Comunicação em Momentos de Crise. Universidade da Beira Interior: Covilhã Serrano, Estrela; Barreto, Ana M. (2018) Comunicação Estratégica e Organizacional in Media & Jornalismo nº. 33 Vol. 18, nº.2 Raposo, Ana (2017) Comunicação estratégica nas organizações e novas tecnologias: elementos constantes numa equação dinâmica, in Dito Efeito v. 8, n. 12, p. 109-121, jan./jun 2017 Ribeiro, Vasco (2014) O peso do Press Release no Processo da Produção de Notícias. Universidade do Porto: Porto Ruão, Freitas, Ribeiro & Salgado (2014) Comunicação Organizacional e Relações Públicas: horizontes e perspetivas. CECS U.Minho: Braga
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não