-
Apresentação
Apresentação
A emergência da retórica não é coincidente com a sua designação; a elaboração discursiva com vista a persuadir é anterior à sua formulação como disciplina ou método específico de elaborar discursos. Um olhar restropectivo sobre actividade de comunicar, permite como tal e se tivesse tornado objecto autónomo de estudo e crítica. Durante esta UC procuraremos mostrar como esse empenho em produzir discursos agradáveis, que captam a atenção do auditório, i.e., de um grupo de pessoas que se dispõe a compreender o que se lhe diz, se tem vindo a realizar. A aproximação far-se-á a partir da análise dos documentos históricos da cultura Ocidental. Sobre esta forma de comunicar, distinta de outras, que tem como fim captar a adesão daqueles a ela dispostos, impendem perícias que se torna necessário pôr a claro, por forma a permitir a sua actualização em diferentes contextos. O carácter técnico da elaboração discursiva é motivo de análise de forma a permitir a reconstituição em contexto actual.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT257-11567
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Retórica: objecto e modus operandi: o caso Ekkl¿siast¿s e Teogonia; Platão: Górgias e as definições dos discursos; Aristóteles: Retórica, forma e conteúdo; Cícero: De Oratore e o vinco do afecção pública; Quintiliano: Institutio Oratoria e a dimensão política; Giambattista Vico: uma Ciência Nova e o problema da história; Marshall McLuhan: o clássico Trivium: a redescoberta da retórica e os media; Eric Havelock: o problema da Musa: voltar ao alfabeto e compreender o fundamento; Michel Foucault: a noção de parrh¿sía (o dizer verdadeiro) e a coragem do dizer; Chaïm Perelman, retórica e argumentação; Os dispositivos técnicos e a retórica.
-
Objetivos
Objetivos
a) Identificar e reconhecer o objecto da retórica; b) Identificar a retórica como técnica e método; c) Reconhecer os elementos constitutivos dos discursos retóricos; d) Compreender a importância da retórica para a eficácia da comunicação; e) Identificar historicamente os modelos de retórica e suas funções; f) Reconhecer o valor epistemológico da retórica; g) Relacionar retórica, verdade, política, justiça, história; h) Compreender a função do ‘dizer bem’ com a dilatação do tempo-vivido; i) Distinguir retórica, oratória, argumentação; j) Compreender a função da retórica da contemporaneidade; k) Identificar a composição retórica nos dispositivos modernos de comunicação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Por ser uma unidade curricular de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula magistral apresenta-se como a metodologia mais pertinente. O levantamento de problemas, sua delimitação e explicitação são os elementos de principal uso. A heurística hermenêutica textual serão também recursos a utilizar. A verificação e acompanhamento da aquisição de competências faz-se também a partir da discussão pública dos argumentos em torno dos problemas levantados e em exercícios em sala de aula
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aristotle (1991). The Art of rhetoric. London: Penguin Books. Barilli, Renato (1985). Retórica. Lisboa: Presença. Cicero (2013). El orador. Madrid: Alianza. Richards, Jennifer (2008). Rhetoric. London: Routledge. Kennedy, George A. (1994), A new history of classical rhetoric. Princeton, Princeton University Press. Fuller, Steve & Collier, James (2004). Philosophy, rhetoric, and the end of knowledge. A new beginning for science and technology studies. Mahwah, New Jersey, Lawrence Erlbaum Associates. McLuhan, Marshall (2009). The Classical Tivium. Berkeley: Ginko Press. Pereleman, Chaïm (2007). Tratado da argumentação. Lisboa: Instituto Piaget.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não