-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de Relações Públicas e Imagem permite aos alunos um suporte teórico relevante para a área da imagem, identidade corporativa e relações públicas (RP). Fornece ferramentas de análise que conferem uma visão geral das atividades empresariais mas com um clara orientação para a perspetiva de RP. Por outro lado, aposta no conhecimento dos conceitos relacionados com imagem como identidade e reputação ao mesmo tempo que fortalece as ações de relações públicas em áreas como cultura organizacional e organização de eventos. Por último, esta disciplina, sendo eminentemente prática, aplica os prinicpais conceitos ao mundo empresarial atual, para que os alunos desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de questionar diferentes abordagens.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT257-11569
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O que são as Relações Públicas e o seu papel no mix de comunicação. As Relações Públicas como contributo para a cultura organizacional. As várias áreas das Relações Públicas (enquanto disciplina 360º) Assessoria de Imprensa Publica Affairs Gestão de Crise Notoriedade Posicionamento Gestão de stakeholders Gestão da Imagem e da Identidade Corporativa Gestão de Eventos O Plano de Relações Públicas. Avaliação de ações de Relações Públicas.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender a complexidade das relações que se estabelecem entre os diferentes stakeholders da organização e como isso influencia a identidade corporativa. Perceber a abrangência da identidade corporativa, a sua importância na reputação e esta é trabalhada através de ações de Realções Públicas. Conhecer o papel que as relações públicas desempenham junto dos vários stakeholders. Desenvolver competência para a realização de planos de relações públicas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Presença de convidados em sala de aula
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Aaker, D. (2018). Creating signature stories: Strategic messaging that energizes, persuade and inspires. Morgan James Publishing. - Burton, J.; Martinelli, D.; Pritchard, R. and Spaulding, C. (2018). Cases in public relations strategy. Sage Publications. - Doorley, J., and Garcia, H. (2020). Reputation management: The key to successful public relations and corporate communication. Routledge. - Melewar, T. and Skinner, H. (2018). Defining and delimiting the scope of the corporate identity construct. The Marketing Review, 18 (2), 115-129. - Swann, P. (2019). Cases in public relations management: The rise of social media and activism. Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não