-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como objetivo dotar a turma das competências técnicas necessárias para a execução de processos de investigação científica no contexto das Ciências da Comunicação, e de ferramentas críticas para a avaliação de processos de investigação alheios. Esta formação é indispensável de modo a preparar a turma para a realização de outros trabalhos durante o Mestrado, e para a realização da componente não-lectiva do mesmo. Esta UC debruça-se sobre questões de epistemologia da ciência, sobre processos metodológicos e sobre diferentes processos de escrita científica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT257-11574
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Questões epistemológicas, ontológicas e axiológicas da investigação. Ética na investigação em Comunicação e Gestão de Dados. Como fazer uma revisão de literatura. Uso de software para apoio à criação de bibliografias. A preparação de perguntas de investigação como passo zero. Famílias de métodos de investigação - quantitativa, qualitativa, mista. Preparar um plano de investigação. Técnicas de redação académica. Produção científica e divulgação de ciência.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender princípios básicos da epistemologia da ciência. Compreender princípios básicos por detrás da ética em investigação científica, bem como o papel da gestão de dados. Compreender as práticas básicas por detrás da referenciação académica. Compreender a importância da estrutura de escrita académica. Mobilizar diferentes saberes para a criação de um projecto de investigação. Conhecer diferentes famílias de métodos de investigação, tanto quantitativos quanto qualitativos Ser capaz de gerir dados sistematicamente recolhidos e desenvolver processos de análise. Ser capaz de resumir e apresentar publicamente esses dados de acordo com critérios de excelência científica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Uso de ferramentas digitais atualizadas para a realização dos trabalhos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brennen, B. (2017). Qualitative research methods for media studies (Second edition). Routledge, Taylor & Francis Group. Franklin, B. (Ed.). (2008). Pulling newspapers apart: Analysing print journalism. Routledge. Hansen, A., & Machin, D. (2019). Media and communication research methods (2nd edition). Red Globe Press. Iarossi, G. (2011). O poder da concepção em inquéritos por questionário (M. Gomes da Torre & A. J. Pais Antunes, Trads.). Fundação Calouste Gulbenkian. Pinto-Coelho, Z. (2019). Análise (crítica) do discurso e análise de conteúdo: Afinam pelo mesmo diapasão? Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, 21–44. Rodrigues, N. (2015). Donna Haraway e a Proposta de Conhecimentos Situados. LES Online, 7(1), 26–38.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não