filmeu

Disciplina Métodos de Pesquisa

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo dotar a turma das competências técnicas necessárias para a execução de processos de investigação científica no contexto das Ciências da Comunicação, e de ferramentas críticas para a avaliação de processos de investigação alheios. Esta formação é indispensável de modo a preparar a turma para a realização de outros trabalhos durante o Mestrado, e para a realização da componente não-lectiva do mesmo. Esta UC debruça-se sobre questões de epistemologia da ciência, sobre processos metodológicos e sobre diferentes processos de escrita científica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Questões epistemológicas, ontológicas e axiológicas da investigação. Ética na investigação em Comunicação e Gestão de Dados. Como fazer uma revisão de literatura. Uso de software para apoio à criação de bibliografias. A preparação de perguntas de investigação como passo zero. Famílias de métodos de investigação - quantitativa, qualitativa, mista. Preparar um plano de investigação. Técnicas de redação académica. Produção científica e divulgação de ciência.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender princípios básicos da epistemologia da ciência. Compreender princípios básicos por detrás da ética em investigação científica, bem como o papel da gestão de dados. Compreender as práticas básicas por detrás da referenciação académica. Compreender a importância da estrutura de escrita académica. Mobilizar diferentes saberes para a criação de um projecto de investigação. Conhecer diferentes famílias de métodos de investigação, tanto quantitativos quanto qualitativos Ser capaz de gerir dados sistematicamente recolhidos e desenvolver processos de análise. Ser capaz de resumir e apresentar publicamente esses dados de acordo com critérios de excelência científica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brennen, B. (2017). Qualitative research methods for media studies (Second edition). Routledge, Taylor & Francis Group. Franklin, B. (Ed.). (2008). Pulling newspapers apart: Analysing print journalism. Routledge. Hansen, A., & Machin, D. (2019). Media and communication research methods (2nd edition). Red Globe Press. Iarossi, G. (2011). O poder da concepção em inquéritos por questionário (M. Gomes da Torre & A. J. Pais Antunes, Trads.). Fundação Calouste Gulbenkian. Pinto-Coelho, Z. (2019). Análise (crítica) do discurso e análise de conteúdo: Afinam pelo mesmo diapasão? Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, 21–44. Rodrigues, N. (2015). Donna Haraway e a Proposta de Conhecimentos Situados. LES Online, 7(1), 26–38.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios