filmeu

Disciplina Comunicação Política

  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta unidade curricular os alunos serão capazes de identificar e analisar as relações entre política e comunicação, nomeadamente a evolução dos sistemas por força de fenómenos comunicacionais, como nos vários sistemas democráticos a serem estudados. Os alunos aprofundarão as suas competências e ganharão novas aptidões para atuarem perante processos sócio-politicos em mutação por interação com os mass media.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Comunicação, Política e Comunicação Política. Conceitos e interdisciplinaridade. 2. Efeitos dos meios de comunicação. Públicos e atitudes. 3. A importância da comunicação no exercício do poder. Interação de agendas. 4. Comunicação e cultura visual. 5. Sistemas políticos. Instituições e media. Sistemas de media. Jornalismo e democracia. 6. Discurso político. 7. Comunicação política de massa, elite, grupo, nicho e interpessoal. 8. Internet e redes sociais na política. 9. Meios de comunicação informativos, de entretenimento e de humor. 10. Inteligência artificial e democracia. 11. A crise das democracias europeias, dos sistemas de representação e do Estado-providência. As consequências da globalização e da nova ordem mundial.
  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta unidade curricular os alunos serão capazes de identificar e analisar as relações entre política e comunicação, nomeadamente a evolução dos sistemas por força de fenómenos comunicacionais, como nos vários sistemas democráticos a serem estudados. Os alunos aprofundarão as suas competências e ganharão novas aptidões para atuarem perante processos sócio-politicos em mutação por interação com os mass media.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sendo uma unidade curricular teórico-prática, estrutura-se a partir de aulas expositivas onde serão apresentados conceitos, teorias e análise de casos típicos desta área de saber, articuladas com o debate em seminário de alguns textos selecionados, complementados com estudo de caso, orientados tutorialmente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Elishar-Malka, V., Ariel, Y., & Weimann, G. (2020). Rethinking political communication in the digital sphere. The Journal of International Communication, 26(2), 190-210. Freelon, D., & Wells, C. (2020). Disinformation as political communication. Political communication, 37(2), 145-156. Kenski, K., & Jamieson, K. H. (Eds.). (2017). The Oxford handbook of political communication. Nina, S. R., & Santana-Pereira, J. (2021). Feasting our eyes on the candidates: Visual cues in televised debates prime personality traits of lesser known candidates and promote learning. The International Journal of Press/Politics, 26(1), 236-255. Wolfsfeld, G. (2022). Making sense of media and politics: Five principles in political communication. Routledge. Wolfsfeld, G., Sheafer, T., & Althaus, S. L. (2022). Building theory in political communication: The Politics-Media-Politics approach. Oxford University Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios