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Apresentação
Apresentação
A contabilidade de gestão cria valor para todos os tipos de organizações, incluindo as do setor privado, organizações sem fins lucrativos, organizações não governamentais e da administração pública. Apesar das suas diferenças, essas organizações têm uma coisa em comum: a necessidade de implementar uma estratégia que agregue valor a longo prazo para os seus stakeholders. Isso requer que sejam tomadas decisões alinhadas com os objetivos estratégicos, que os processos críticos sejam continuamente melhorados, que os funcionários sejam motivados e alinhados com os objetivos organizacionais e que haja inovação para desenvolver novos produtos e serviços. O objetivo desta unidade curricular é explicar, analisar e discutir conceitos e ferramentas avançadas de contabilidade de gestão para avaliar e gerir o desempenho organizacional, apoiar a implementação da estratégia e proporcionar a criação de valor sustentável.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6233-5023
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
S1. Basic concepts P1. Conceitos base P2. Elementos do controlo estratégico - O BSC P3. Contabilidade de gestão e tomada de decisão P4. Elementos de controlo financeiro P5. Custeio baseado nas atividades P6. Elementos de controlo de clientes P7. Elementos de controlo de processos P8. Elementos de controlo de inovação P9. Sistemas de controlo de gestão
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Objetivos
Objetivos
O aluno no final da unidade curricular deve ser capaz de: OA1: Compreender o papel contabilidade de gestão no processo de gestão estratégica das organizações; OA2: Desenvolver um sistema BSC; OA3: Compreender como a contabilidade de gestão suportam decisões importantes de gestão; OA4: Compreender e aplicar conceitos e ferramentas de controlo financeiro; OA5: Conceber um sistema de custos baseado em atividades; OA6: Interpretar informações contabilísticas sobre a rentabilidade dos clientes; Calcular o customer lifetime value; OA7: Explicar o conceito de custos de qualidade; Explicar o sistema de custeio kaizen; Discutir os vários tipos de abordagens de benchmarking; OA8: Descreva a abordagem de total-life-cycle costing para gerir os custos do produto; explique o sistema de custeio target costing. OA9: Compreender os principais aspetos de determinantes dum sistema de controlo de gestão.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino (ME) aplicadas são as seguintes: ME1 - Expositivas: apresentação dos conceitos e técnicas relacionados com os conteúdos programáticos ME2 - Participativas: análise e resolução de casos, simulação de gestão ME3 - Autoestudo: trabalho autónomo do aluno
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Atkinson, A., Kaplan, R., Matsumura, & E., Young, S. (2020). Management Accounting: Information for Decision-Making. 7th edition. Cambridge Business Publisher. ISBN: 978-1618533517.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não