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Apresentação
Apresentação
O principal objetivo da unidade curricular é fornecer o conhecimento básico sobre os conceitos de marketing e sua aplicação ao turismo, tanto a nível dos destinos, como das organizações, preparando os alunos para aplicá-los em contextos práticos com vistas à obtenção de vantagens competitivas nos mercados doméstico e global.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6447-14588
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Estratégia de Marketing Elementos e passos da estratégia Ferramentas de planeamento Características dos produtos e serviços Turísticos 2.Características diferenciadoras dos produtos turísticos Posicionamento dos produtos e serviços Características diferenciadoras dos produtos turísticos Características diferenciadoras dos serviços turísticos 3.Motivações e comportamento do consumidor no turismo Fatores de influência Modelo de tomada de decisão por turistas Marketing de relacionamento 4. Marketing Mix do mercado no turismo Os 4 Ps aplicados nos produtos turístico Os 8 Ps aplicados nos serviços turísticos Contexto digital da comunicação no Turismo 5. Formulação de produtos turísticos Perspetivas dos componentes e dos benefícios Componentes dos produtos: geral e específico Cocriação e a participação do consumidor
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Objetivos
Objetivos
No fim da Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de: Dominar conceitos básicos de estratégia de Marketing; Perceber as motivações e o comportamento dos consumidores no turismo; Segmentar adequadamente o mercado de produtos turísticos e planear o marketing de acordo com os segmentos identificados; Formular produtos turísticos competitivos através de uma gestão eficiente dos recursos disponíveis; Gerir o marketing de produtos turísticos no contexto do marketing digital.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para além das aulas teóricas, as aulas incluem atividades como debates, estudos de casos e questionários. A avaliação é composta por três elementos: Um trabalho final, um teste e outras atividades. O trabalho final consiste na criação de um novo produto turístico. Os alunos devem efetuar uma análise de mercado, definir um público-alvo e desenvolver uma estratégia de marketing adequada para o mesmo. O teste é objetivo, mas exige um elevado grau de interpretação, bem como a capacidade de aplicar os conteúdos na prática. As actividades incluem, para além de questionários e debates, a apresentação de um seminário que visa desenvolver a autonomia na investigação. O desempenho nesta componente é controlado pela submissão das atividades no Moodle e pelo registo da participação e desempenho nas atividades realizadas e/ou treinadas em sala de aula que vale 30% da nota final. Os trabalhos e atividades equivalem a 50% da nota final, enquanto o teste corresponde a 20%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Achrol, R. S., & Kotler, P. (2022). Distributed marketing networks: The fourth industrial revolution. Journal of Business Research, 150, 515-527. Buhalis, D., Leung, D., & Lin, M. (2023). Metaverse is a disruptive technology revolutionizing tourism management and marketing. Tourism Management, 97, 104724. Deb, S. K., Nafi, S. M., & Valeri, M. (2022). Promoting tourism business through digital marketing in the new normal era: a sustainable approach. European Journal of Innovation Management. Hassan, A., Pulido-Fernández, J. I.,Sharma, A. (2020). Sustainable destination branding and marketing strategies for tourism development, CABI, Oxfordshire Middleton, V., Fyall, A., Morgan, M. (2009). Marketing in Travel and Tourism, Oxford, Elsevier
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não