-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular introduz conceitos e princípios de gestão da qualidade voltados ao turismo. Traz as principais competências e conhecimentos técnicos necessários para implementar e manter um sistema de gestão da qualidade de acordo com as normas portuguesas da qualidade para o turismo, ISO 9001:2015 e da Organização Mundial do Turismo (UNWTO). A qualidade nos serviços e produtos turísticos constitui assim um fator de distinção para os destinos turísticos. Pelas razões apontadas, torna-se vital a implementação de sistemas de gestão de qualidade, assim como a certificação das empresas turísticas, através de normas técnicas, aceites internacionalmente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6447-23309
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Conceitos da Qualidade e de qualidade total. - Sistema Português da Qualidade - Sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001) Evolução do sistema de normas Processos diretos e associados - Ferramentas e técnicas da Qualidade: Autoavaliação; Diagrama de Ishikawa, Regra de Pareto e ABC; Histogramas, Cartas de Controlo - Modelo da EFQM e a abordagem RADAR
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os participantes conheçam o conceito, as normas e a importância da qualidade numa gestão empresarial contemporânea, orientada para atender os interesses dos diversos stakeholders na indústria do Turismo. Como objetivos específicos consideram-se: OE1 Conhecer os princípios da Qualidade Total e o Sistema Português da Qualidade OE2 Identificar os requisitos normativos da ISO 9001:2015 OE3 Conhecer e aplicar ferramentas da Qualidade no contexto do turismo OE4 Saber implementar o modelo EFQM e suas implicações no turismo
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular contempla uma abordagem que possibilite a apreensão de conhecimentos práticos que lhes permitam desenvolver estratégias de gestão de qualidade de serviço de recursos turísticos alinhadas com o modelo de desenvolvimento dos respetivos destinos. Aulas de cariz expositivo e interrogativo (pontos 1 a 2 dos conteúdos programáticos) focar-se-ão na compreensão de conceitos-chave. Aulas de cariz demonstrativo e de aplicação de conhecimentos (pontos 3 a 5) incluirão a realização de trabalhos visando a gestão de qualidade de um serviço turístico. A avaliação contínua integrará os seguintes elementos: - Trabalho de grupo, realizado e entregue em várias etapas ao longo do semestre letivo: 40%. - Trabalho individual desenvolvido em contexto de aula: 40%; - Participação e assiduidade: 20%. Como metodologia inovadora de suporte ao processo ensino aprendizagem, será utilizado o Microlearning e aprendizado colabortivo online.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berbekova, A., Uysal, M., & George Assaf, A. (2024). "Quality of Life and Public Policy Development for Tourism Destinations". Cornell Hospitality Quarterly, 65(1), 34-43. Chimbo, C.A.O., Chimbo, K. M., Loor Rodríguez, C. D., & Ulli Flores, W. E. (2023). "Integration of quality management systems in tourism destinations: implications and benefits for sustainability and competitiveness". Journal of Business and Entrepreneurial Studie, 7(3). Cronjé, D.F., du Plessis, E. (2020). "A review on tourism destination competitiveness", Journal of Hospitality and Tourism Management, 45, 256-265. EFQM (2019). Modelo EFQM. Brussels. ISBN: 978-90-5236-854-2. Available at www.efqm.org. Rehman, A.U.; Abbas, M.; Abbasi, F.A.; Khan, S. (2023). "How Tourist Experience Quality, Perceived Price Reasonableness and Regenerative Tourism Involvement Influence Tourist Satisfaction: A study of Ha’il Region, Saudi Arabia". Sustainability,15,1340.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não