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Disciplina Análise e Gestão de Recursos Turísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente unidade curricular tem como objectivo construir uma base teórica e prática de conhecimentos, de forma a proporcionar não só a identificação das características dos vários produtos turísticos, mas igualmente o seu desenvolvimento adequado às características dos recursos turísticos existentes nos diversos destinos turísticos. A literatura em competitividade dos destinos destaca a importância de se desenhar o produto turístico com base nos recursos intrínsecos e características imutáveis do território. Neste contexto, torna-se fundamental realizar um inventário de todos os recursos turísticos do destino, bem como diagnosticar o potencial turístico do mesmo, avançando na aplicação de modelos que facilitem a gestão dos recursos e a sua transformação em produto turístico, considerando os factores e as dinâmicas que potenciam a sua sustentabilidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à Análise e Gestão de Recursos Turísticos Inventário de Recursos Turísticos 2.1.       Métodos de inventário e catalogação de recursos 2.2.       Identificação de recursos naturais, culturais e sociais 2.3.       Construção do Inventário de Recursos Turísticos como instrumento 3.           A Matriz de Avaliação de Recursos Turísticos 3.1.       Conceito e funcionalidade 3.2.       Construção e aplicação da Matriz como instrumento para a hierarquização estratégica dos recursos e a priorização 4.  Desenvolvimento de produtos turísticos 4.1.       Aplicação da sequência do desenvolvimento do Produto Turístico: 5.  Análise SWOT do Turismo 6.  Capacidade de Carga e Impactos no Turismo 7.  Gestão de Destinos Turísticos           8.  Boas práticas no Envolvimentos Comunitário, Turismo Sustentável, Certificação de Sustentabilidade, educação e consciencialização para as práticas sustentáveis.            9.  Tendências e inovações na Gestão de Recursos Turísticos
  • Objetivos

    Objetivos

    Empregar ferramentas e instrumentos para a selecção, inventário e avaliação estratégica de recursos turísticos. Perceber a importância da inventariação de recursos e do desenvolvimento dos produtos turísticos no quadro de uma gestão estratégica. Identificar os princípios e aplicar as práticas que são essenciais no quadro da gestão estratégica dos destinos turísticos. Compreender as dinâmicas do impacto no turismo da Capacidade de Carga e aplicar o modelo de Avaliação de Capacidade de Carga. Reconhecer a relevância dos stakeholders, da cooperação e da colaboração, das parcerias e das redes na gestão dos destinos turísticos. Compreender e promover as boas práticas no Envolvimentos Comunitário, Turismo Sustentável, Certificação de Sustentabilidade, educação e consciencialização para as práticas sustentáveis. Compreender e promover a inovação e o sucesso na Gestão de Recursos e Destinos Turísticos
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Com o objectivo de aproximar as metodologias de aprendizagem às directivas actuais de um ensino centrado no estudante, aplicar-se-ão as seguintes acções: Pretende-se a utilização do Moodle para agilizar a troca de informação recolhida e a discussão entre os grupos sobre os temas em análise que serão realizados em ambiente externo ao ambiente de sala. O uso desta plataforma para estes fins corresponde à orientação da A3ES no sentido de dinamizar e promover "comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais" e "aprendizagem cooperativa". A Exposição Interactiva será aplicada preferencialmente, conjuntamente com métodos centrados na Indagação e na Cooperação, promovendo uma participação do aluno individual e da sua integração em grupos de trabalho e de pesquisa. Os métodos já utilizados de Problem-Based Learning e de Estudos de Caso serão reforçados na abordagem ao mercado de trabalho, nas visitas guiadas e aulas práticas, cumprindo a orientação da A3ES "Aprender no espaço de trabalho".
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    SILVA, F. e UMBELINO, J. (2017), "Planeamento e Desenvolvimento Turístico", Lidel TURISMO DE PORTUGAL (2017), Estratégia Turismo 2027, Turismo Portugal, Lisboa UNWTO (2011), "Handbook on Tourism Product Development", UNWTO, Madrid EDGELL Sr, D. L. (2019). Managing sustainable tourism: A legacy for the future. Routledge. SILVA, S. (2013), Turismo Interno: Uma Visão Integrada. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.    
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