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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular (UC) constitui uma das duas etapas da fase analítica do processo de desenvolvimento de um destino, juntamente com a análise dos recursos turísticos. Assim, os conteúdos programáticos e os trabalhos práticos a desenvolver nesta unidade curricular estarão articulados com outras unidades curriculares do Mestrado, tais como Análise e Gestão de Recursos Turísticos. Paralelamente, dado que a análise de padrões de consumo e de tendências do turismo é instrumental para a definição de uma estratégia de comunicação de um destino, esta UC será lecionada em articulação com a de Marketing de Destinos Turísticos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6447-23832
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1Tendências do consumo turístico 1.1. Novos comportamentos do consumidor 1.2.O papel das experiências turísticas no consumo nos destinos turísticos 1.3. Fatores inibidores e facilitadores do sistema turístico no consumo. 2ª integração do consumo turístico 2.1. Teorias da motivação para o consumo turístico 2.2. Gestão das dinâmicas dos destinos turísticos 3 Fundamentos da procura turística 3.1. Características da procura turística 3.2. Fundamentos da procura turística 4. O processo de decisão de consumo 4.1. Modelos e fatores determinantes no processo de decisão 4.2. As fases de um processo de decisão 5A influência da tecnologia na procura do turismo 5.1. Segmentação de mercado e principais segmentos 5.2.A influência dos meios tecnológicos como influência na procura dos destinos
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Objetivos
Objetivos
Apreender a evolução do consumo turístico; • Empreender diagnósticos relativos à procura turística atual de um destino turístico; • Saber identificar e caraterizar os segmentos de procura turística num destino; • Conhecer as principais teorias e técnicas de análise da procura Turística; • Entender a dinâmica nos fatores inibidores e facilitadores ao consumo turístico; • Compreender e explorar as novas correntes de tendência no consumo turístico com base nos recursos dos destinos; • Avaliar as futuras necessidades e motivações das experiências turísticas criando novos instrumentos que potencializem o destino para novos visitantes.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Durante o decorrer das aulas, os alunos terão a possibilidade de contactar com o mundo real, através do contacto com os especialistas que desempenham funções em empresas do Turismo e da Hotelaria, quer internacionais quer nacionais, por forma a serem desenvolvidas capacidades criativas e a capacidade de resolver problemas progressivamente mais complexos. Deste modo, serão realizados vários seminários temáticos e visitas de estudo. Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cohen, S.A., Prayag, G., & Moital, M. (2014). Consumer behaviour in tourism: Concepts, influences and opportunities. Current issues in Tourism, 17(10), 872-909. Gallarza, M.G. and Gil Saura, I. (2020) "Consumer value in tourism: a perspective article", Tourism Review, Vol. 75 No. 1, pp 41-44. https://doi.org/10.1108/TR-06-2019-0227 Katsoni, V., & Segarra-Oña, M. (2019) Smart Tourism as a Driver for Culture and Sustainability. Cham: Springer Kirillova, K., Wang, D., Fu, X., & Lehto, X. (2020). Beyond “culture”: A comparative study of forces structuring tourism consumption. Annals of Tourism Research, 83, 102941. doi:10.1016/j.annals2020 102941 Liang, S., Schuckert, M., Law, R., & Masiero, L. (2017). The relevance of mobile tourism and information technology: an analysis of recent trends and future research directions. Journal of Travel & Tourism Marketing, 34(6) 732-748 Meleddu, M., Paci, R., & Pulina, M. (2015). Repeated behaviour and destination loyalty. Tourism Management, 50 159- 171
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não