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Disciplina Desenho de Produtos Turísticos com Base na Comunidade

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de "Desenho e Estruturação de Produtos Turísticos com Base na Comunidade" explora o potencial do turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável e empoderamento das comunidades locais. Focando-se na participação ativa da comunidade, esta unidade visa capacitar os estudantes para criar experiências turísticas autênticas que valorizem a cultura, tradições e recursos naturais locais. Através de uma abordagem teórico-prática, os alunos aprenderão a identificar oportunidades, planejar e gerir produtos turísticos que promovam a coesão social e a sustentabilidade ambiental. A integração de casos de estudo, visitas de campo e projetos colaborativos proporcionará uma compreensão aprofundada dos desafios e das melhores práticas no turismo comunitário. Esta unidade prepara os estudantes para enfrentar as complexidades do turismo sustentável, contribuindo para o desenvolvimento estratégico dos destinos turísticos em Portugal.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Compreender os Conceitos Fundamentais do Turismo Comunitário Analisar as Dinâmicas de Participação Comunitária Desenvolver Produtos Turísticos Sustentáveis Aplicar Metodologias de Planejamento Participativo Estruturar Modelos de Negócios Turísticos Implementar Estratégias de Marketing Avaliar Impactos do Turismo Desenvolver Competências de Gestão Fomentar a Inovação e Sustentabilidade Elaborar Planos de Desenvolvimento Turístico
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos são capacitar os alunos para desenvolver produtos turísticos sustentáveis e autênticos que beneficiem as comunidades locais. Especificamente, busca-se promover o entendimento das dinâmicas de participação comunitária e a valorização dos recursos culturais e naturais. Os alunos aprenderão a aplicar metodologias de planejamento participativo, estruturar modelos de negócios turísticos inovadores e implementar estratégias de marketing eficazes. Além disso, a unidade visa desenvolver competências na avaliação de impactos sociais, económicos e ambientais do turismo. Ao final do curso, os estudantes estarão aptos a elaborar planos de desenvolvimento turístico integrados, que respeitem e promovam a identidade local, contribuindo para o desenvolvimento estratégico de destinos turísticos sustentáveis.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao ensino-aprendizagem incluem a Aprendizagem Baseada em Projetos, que promove habilidades práticas e colaborativas, e a Gamificação, que aumenta a motivação dos alunos. Aulas Invertidas incentivam uma aprendizagem ativa, enquanto a Aprendizagem Colaborativa fortalece as habilidades sociais. O uso de Tecnologia Educacional facilita o acesso a recursos e a continuidade da aprendizagem, e os Estudos de Caso desenvolvem a capacidade analítica e de decisão dos alunos, tornando o processo educacional mais dinâmico e eficaz.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Assefa, T. K. (2022). Opportunities and Challenges for the Development of Sustainable Tourism to the Local Communities. Journal of Tourism & Hospitality. 11:498. https://doi.org/10.35248/2167-0269.22.11.498 Dias, Á, González-Rodríguez, M. R., & Patuleia, M. (2021b). Developing poor communities through creative tourism. Journal of Tourism and Cultural Change, 19, 509–529. https://doi.org/10.1080/14766825.2020.1775623 Du Cros, H., & McKercher, B. (2020). Cultural tourism. Routledge. Lee, T. H., & Jan, F. H. (2019). Can community-based tourism contribute to sustainable development? Evidence from residents’ perceptions of the sustainability. Tourism Management, 70, 368-380. Mason, P. (2020). Tourism impacts, planning and management. Routledge.
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