-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular corresponde à etapa de monitorização das fases analítica, estratégica e operativa do processo desenvolvimento de um destino turístico, que estão diretamente contempladas em sete unidades curriculares do mestrado. Por essa razão, esta unidade curricular estabelecerá uma estreita articulação com essas unidades curriculares, sobretudo no que toca ao trabalho final a realizar pelos estudantes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6447-23836
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceito e tipologias de controlo estratégico 2. A missão e a estratégia do destino e a definição de objetivos e medidas de desempenho 3. Alinhamento estratégico: a ligação da estratégia e os objetivos às áreas operacionais 4. A inovação do destino e o controlo estratégico 5. Identificação e gestão de riscos estratégicos e de crises 6. Desenvolvimento e implementação de um sistema integrado de gestão e controlo do desempenho do destino turístico. 7. Modelos e ferramentas de controlo: Modelo Delta; Tableaux de bord; Balanced scorecard; Modelo EFQM e CAF
-
Objetivos
Objetivos
No processo estratégico, o controlo apresenta um papel essencial ao assegurar a concretização dos objetivos e a proporcionar uma fonte de avaliação e conhecimento essencial para futuros ciclos estratégicos. Neste contexto, esta unidade curricular proporciona as competências para a criação de sistemas de controlo e avaliação estratégicos dos destinos turísticos. Como objetivos específicos, consideram-se: OE1 Conceber e implementar sistemas de controlo estratégico e de monitorização adequados ao desenvolvimento do destino turístico. OE2 Possibilitar a aquisição dos principais conceitos e ferramentas do controlo estratégico de apoio à tomada de decisão. OE3 Compreender de que modo é que a informação afeta o comportamento dos gestores e os processos de tomada de decisão. OE4 Conhecer os modelos de gestão orientados para a performance.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas, sendo trabalhados em aula múltiplos exemplos de casos reais de tal modo que os alunos sejam capazes de elaborar um sistema de controlo estratégico para um destino turístico. Complementarmente a artigos e livros, são também utilizados meios digitais com informação de destinos turísticos, aproveitando o processo de digitalização do sector incluindo interacção dos alunos com sistemas digitais de controlo estratégico desenvolvidos para destinos turísticos. Avaliação: 1 teste - 25% da nota; Trabalho final. 75% com 3 entregas parciais valendo 30, 25 e 20% respectivamente.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Evans, N. (2020), Strategic Management for Tourism, Hospitality and Events. Routledge. Okumus, F., Altinay, L., Chathoth, P., Koseoglu, M.A. (2020). Strategic Management for Hospitality and Tourism. Routledge. Evans, N., Campbell, D., & Stonehouse, G. (2003). Strategic Management for Travel and Tourism. Routledge. Jawabreh, O., Shniekat. N., Saleh, M., Ali, B. (2022). The Strategic Deployment of Information Systems Attributes and Financial Performance in The Hospitality Industry. Inf. Sci. Lett. 11(5): 1419-1426.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não