-
Apresentação
Apresentação
Este módulo oferece a oportunidade para os alunos explorarem e analisarem o processo de desenvolvimento de novos produtos e inovação na indústria do turismo em um cenário de questões e preocupações pertinentes e contemporâneas de viagens e turismo. No geral, o módulo visa equipar os alunos com uma abordagem de gestão do turismo que reconhece o valor da inovação e criatividade e reconhece as fontes e o papel da mudança em um ambiente turístico dinâmico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6447-23837
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos: 1. Introdução à inovação e criatividade, empresa inovadora, empreendedorismo e modelos de negócios inovadores. 2. Inovação de produtos e serviços em operações de hospitalidade. 3. Conhecimento, criatividade e inovação em turismo e hotelaria. 4. Tipos de estratégias de inovação. 5. Competitividade, inovação e cadeia de competitividade. Redes, clusters e inovação no turismo. 6. Metasearch e plataformas analíticas preditivas em operações de viagens. 7. Tecnologias emergentes e e-turismo. Turismo virtual. 8. Turismo e inovação social. 9. Tendências de consumo do turismo e mudança da indústria.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecimento, compreensão e aplicação especi¿ficos dos conteúdos: a) Selecionar e utilizar teorias relevantes para examinar criticamente os conceitos de inovação e criatividade nos setores de turismo e hospitalidade contemporâneos. b) Avaliar e justificar criticamente as ligações entre a natureza variável dos setores do turismo e da hospitalidade e o surgimento e desenvolvimento de produtos inovadores. c) Identificar e selecionar literatura relevante a partir de uma ampla gama de recursos, incluindo investigações atuais e publicações acadêmicas. Empregabilidade de habilidades transformadoras: d) Demonstrar ideias em uma variedade de formatos escritos, verbais, visuais ou outros formatos digitais apropriados para o propósito, tópico e contexto. e) Apresentar informações, ideias e pontos de vista de modo a permitir a compreensão e o envolvimento de audiências acadêmicas, especializadas e não-especializadas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição teórica dos principais conteúdos programaáticos (CP). Análise e discussão de papers em sala de aula. Seminários de apresentação de trabalhos. Teste escrito contendo questões analíticas sobre o CP. Avaliação da UC: Apresentações de papers/trabalhos em seminários (60%). Teste escrito (40%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baggio, R., & Cooper, C. (2010). Knowledge transfer in a tourism destination: the effects of a network structure. The Service Industries Journal, 30(10), 1757-1771. García-Villaverde, P.M., Elche, D., Martinez-Perez, A., & Ruiz-Ortega, M.J. (2017). Determinants of radical innovation in clustered firms of the hospitality and tourism industry. International Journal of Hospitality Management, 61, 45-58. Goffin, K., & Mitchell, R. (2017). Innovation Management: Effective strategy and implementation, 3rd Edition. Londres: Macmillan Education. Natalicchio, A., Ardito, L., Savino, T. & Albino, V. (2017). Managing knowledge assets for open innovation: A systematic literature review. Journal of Knowledge Management, 21(6), 1362-1383. Diaconu, M. (2011). Technological Innovation: Concept, Process, Typology and Implications in the Economy. Theoretical & Applied Economics, 18(10), 127-144.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não