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Disciplina Game Design e Prototipagem

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC destina-se ao nivelamento de competências dos mestrandos no primeiro semestre do ciclo de estudos, dada a diversidade de perfis de formação dos mestrandos. Os alunos que não possuam experiência de criação de jogos devem usar a UC para adquirirem competências nucleares de criatividade própria do game design, análise de jogos, e iteração. Os alunos que já possuam alguma experiência de criação de jogos devem usar a unidade curricular para consolidarem as suas competências e serem desafiados numa prática mais consistente e flexível do Game Design. A UC introduz os jogos como objeto e atividade numa perspetiva da área de Game Studies, e trabalha o Game Design como vertente dos jogos e como processo. Neste papel, serve de base para a aprendizagem nas demais unidades curriculares do ciclo de estudos. Ao mesmo tempo, a aprendizagem nesta UC é complementada pelos seminários de Especialização I.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Ponto 1, Conceitos e Práticas Fundamentais Introdução à Unidade Curricular; Criatividade em Jogos; Prototipagem Exploratória; Testes Informais; Jogos Analógicos; Publicar.   Ponto 2, Game Studies Definição de Jogo, Design, Game Design; Dilemas Dinâmicos e Analógicos.   Ponto 3, Prototipagem e Testes Formais Modelo do Processo de Game Design; Introdução à Fase 1 do Processo de Game Design (Prova de Conceito); Falseabilidade (protótipo como proposição); Recorte do Protótipo; Hipótese de Teste; Técnica de Teste Formal; Trabalhar Estruturas de Informação; Trabalhar Anatomia da Escolha.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os estudantes que terminem com sucesso esta Unidade Curricular adquirirão capacidades fundamentais de criação de obras originais com relevância enquanto media jogáveis (Game Design) – através de práticas criativas experimentais e de iteração: reconhecer o Game Design em diversas expressões; saber aproveitar a transmedialidade (sistema formal, implementação, adaptação) para efeitos de trabalho de Game Design, nomeadamente em como criar protótipos jogáveis de um mesmo sistema formal em implementações e adaptações diferentes; saber utilizar técnicas de prototipagem particularmente para jogos de tabuleiro e outros jogos analógicos; definir com relevância a vertente de media jogável de um projeto de obra original, e de forma a que proporcione trabalho de Game Design subsequente nesse projeto.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A Unidade Curricular está fortemente orientada à aprendizagem experimental e baseada em projeto. Salienta-se especialmente o papel dos docentes como 'produtores' dos processos criativos dos alunos, acompanhando esses processos, oferecendo opções e alternativas, encorajando a definição de uma visão de projeto concreta através de iteração, a criatividade por experimentação e planeamento, e solicitando entregas intermédias (milestones -- a compilar como parte da entrega final do projeto de semestre).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    FULLERTON, T., SWAIN, C., HOFFMAN S. S. (2008). Game design workshop: a playcentric approach to creating innovative games, 2nd Ed. Amsterdam; Boston; Heidelberg; London; New York: Elsevier: Morgan Kaufmann, 2008. ISAAC, E. (2022). Building Blocks of Tabletop Game Design: An Encyclopedia of Mechanisms. Routledge. MACKLIN, C., & SHARP, J. (2016). Games, Design and Play: A detailed approach to iterative game design. Addison-Wesley Professional. SALEN, K., ZIMMERMAN, E. (2004). Rules of play: Game design fundamentals. MIT press. SCHELL, J. (2008), The Art of Game Design: A book of lenses. Morgan Kaufman.  
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