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Disciplina Game Design Crítico

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC lida com o jogar crítico e o game design radical como práticas essenciais de expressão nos média jogáveis, em particular a capacidade de subverter a linguagem e referentes desses média e de incluir grupos sociais e culturais relevantes na criação desses média. Os média jogáveis não existem num vácuo, e têm um impacto cultural e social inegável, e os criadores desses média não podem criá-los em isolamento e esperar certos impactos; precisam de ter em conta a opinião de grupos ligados ao que estão a criar. As competências de incluir e consultar grupos de interesse sociais e culturais já se tornaram na atualidade indispensáveis aos criadores de jogos comerciais para entretenimento, já para não falar dos jogos aplicados, ou sérios. Uma formação completa para o game design inclui estas competências.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Jogar Crítico; Game Design Radical e Interventivo; Subversões em Game Design; Explicabilidade de Temas para Game Design; Jogos Persuasivos e Retórica Procedimental; Integrar a voz dos Grupos Envolvidos (stakeholders).
  • Objetivos

    Objetivos

    Os estudantes que terminem com sucesso esta Unidade Curricular adquirirão capacidades de conceber e trabalhar média jogáveis (jogos, espaços para play, etc.) para gerar significados críticos, interrogando: as práticas e posicionamento em como criam a obra; o game design do produto-final; o que acontece quando o produto-final é jogado. Os alunos ficarão aptos a aproveitar as características experienciais e evocativas do jogar para interrogar perceções hegemónicas na sociedade e cultura e compreender que aspetos de um tópico o tornam especialmente indicado para elucidação com estas características. Os alunos desenvolvem competência de jogos persuasivos, retórica procedimental, game design radical ou interventivo, e de integração de grupos interessados no seu processo criativo.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente: - Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico. - Utilização de recursos STEAM. - Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular; - Ensino orientado por projecto, no qual os estudantes trabalham em grupo, com revisão entre pares, para a solução de desafios propostos (problemas) pela turma.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BOGOST, I. (2007). Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames. USA, MIT Press. DE SMALE, S. (2016). Game essays as critical media and research praxis. In Proceedings of 1st International Joint Conference of DiGRA and FDG (Vol. 13, No. 1, pp. 1-15). Digital Games Research Association and Society for the Advancement of the Science of Digital Games. FLANAGAN, M. (2009). Critical play: Radical game design. MIT press.  GRACE, L. (2011). Critical gameplay: design techniques and case studies. In Designing games for ethics: models, techniques and frameworks (pp. 128-141). IGI Global. SICART, M. (2011). Against procedurality. Game Studies, 11(3), 209.
INSCRIÇÃO AVULSO
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