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Disciplina Produção de Jogos e Métricas

  • Apresentação

    Apresentação

    Game Analytics Game development Game Design Game studies
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Processos e metodologias de desenvolvimento de projectos de jogos 1.1 Análise de abordagens Waterfall, Spiral, Scrum e Agil/Iterative 1.2 Problems in design process (pitfalls) 1.3 Preparação para Métricas 2. Visão geral da nomenclatura-chave na análise de jogos. 3. Descoberta e comunicação de padrões de dados aplicados em jogos. 4. Análise estatística, modelação preditiva, optimização, previsão. 5. Comparação da análise de marketing, análise de risco, análise da web e análise de jogos. 6. Telemetria e dados do utilizador. 7. Análise de jogos Vs Game Analytics Vs Games user Research (GUR)
  • Objetivos

    Objetivos

    Utilizar metodologias ágeis de desenvolvimento de jogos que resultem de uma aplicação específica de estudos analíticos. - Saber adequar a leitura e adaptar a informação recolhida de um jogo ou de estudos de mercado, de modo a definir opções estratégicas nas diversas fases de produção de um jogo, onde se inclui necessariamente as artísticas também. - Saber identificar como as analíticas de jogos favorecem a análise um jogo como um produto, seja ele na sua performance económica, ecológica, emocional (user experience), produtiva, entre outros. - Conseguir interligar os resultados da análise de dados analíticos de outros domínios do sector das Tecnologias da Informação que estão intrinsecamente associados à investigação ou desenvolvimento de jogos. - Aplicar processos de produção de jogos que relacionem dados analíticos. - Saber relacionar o processo criativo do Game Design com a informação métrica de um determinado conjunto de dados.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente: - Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico. - Utilização de recursos STEAM. - Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular; - Ensino orientado por projecto, no qual os estudantes trabalham em grupo, com revisão entre pares, para a solução de desafios propostos (problemas) pela turma.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fields, T., & Cotton, B. (2011). Social game design: Monetization methods and mechanics . Burlington: Morgan Kauffman Publishers. Santhosh S., Vaden M. (2013) Telemetry and Analytics Best Practices and Lessons Learned. In Seif El-Nasr M., Drachen A., Canossa A. (Org.) Game Analytics. London: Springer, London. Swink, S. (2009) Game Feel: A Game Designer¿s Guide to Virtual Sensation. Amsterdam: Morgan Kaufmann Publishers Wallner, G. & Kriglsteina, S. (2015). An Introduction to Gameplay Data Visualization in Petri Lankoski and Staffan Björk (Org.) Game Research Methods. Pittsburg: ETC Press. Web Analytics Association. (2007). Web analytics definitions. Web Analytics Association (internet link) Zoeller G. (2013) Game Development Telemetry in Production. In Seif El-Nasr M., Drachen A., Canossa A. (Org.) Game Analytics. London: Springer, London.
INSCRIÇÃO AVULSO
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