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Disciplina Ateliers de Especialização II

  • Apresentação

    Apresentação

    Game development Game Design Game studies
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Produção de Jogos e Métricas  - Polimento e Balanceamento de jogos  - Boas práticas de programação  - Referências de arte para jogos e herança cultural  - Post-Morten: a arte de falhar em jogos
  • Objetivos

    Objetivos

    Potenciar as possibilidades de estudo e aquisição de competências autónomos, complementando as áreas de atuação das demais UC no semestre (CD, MIeJ, PJeM), com a introdução de conteúdos no estado da arte por via de professores e especialistas convidados.  - Complementar o perfil profissional e artístico dos alunos através de contacto com realidades diversas da indústria e investigação em jogos, quer através da tutoria do docente responsável, quer através de palestras de profissionais e especialistas convidados;  - Alargar a rede de contactos profissionais e artísticos ao dialogar com o docente da UC e com os convidados sobre projetos em curso e possibilidades de trabalho futuro.  - Disseminar boas práticas de produção de jogos, confrontando Game Design com desenvolvimento de jogos baseados em Métricas, recolha de informação quantitativa e qualitativa sobre jogos, polimento e balanceamento de jogos, entre outros, como complemento aos conhecimentos nas demais UC no semestre; 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente: - Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico. - Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular;
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Juul, J. (2013).The Art of Failure: An Essay on the Pain of Playing Video Games. Cambridge: MIT Press. Goodwin, S. (2016). Polished Game Development: From First Steps to Final Release. Apress  Mol, A. et. al. (2017). The Interactive Past: Archeology, Heritage & Videogames. Leiden: Sidestone Press Monteiro, M. (2019). Ruined by Design: How Designers Destroyed the World, and What We Can Do to Fix. Fresno: Mule Design (Independently published)  White, M. (2019). Breaking Out of the Games Industry. Boca Raton: CRC Press
INSCRIÇÃO AVULSO
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