-
Apresentação
Apresentação
Game Development Game Studies Game Design
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6275-22901
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Da imagem aos espaços jogáveis - Espaços performativos: Potenciar o apparatus visual - Design de jogos com sentido critíco - Especulação e Design crítico - Design, Adição e jogadores: Jogos para o bem estar - Jogos para social good - Design em tempos de crise - Jogos e activismo
-
Objetivos
Objetivos
- Potenciar as possibilidades de estudo e aquisição de competências autónomos, complementando as áreas de atuação das demais UC no semestre, com a introdução de conteúdos no estado da arte por via de professores e especialistas convidados. - Complementar o perfil profissional e artístico dos alunos através de contacto com realidades diversas da indústria e investigação em jogos, quer através da tutoria do docente responsável, quer através de palestras de profissionais e especialistas convidados; - Alargar a rede de contactos profissionais e artísticos ao dialogar com docente e convidados da UC. - Disseminar conhecimentos no estado da arte sobre o design de jogos de intervenção política e social (design crítico e activista), capazes de especular cenários de futuro, de analisar o papel do designer na interacção com os jogadores ou com os outros (¿otherness¿), de verificar questões éticas do design de jogos, entre outros, como complemento aos conhecimentos nas demais UC no semestre;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
n/a
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Darshana Jayemanne, D. (2017). Performativity in Art, Literature, and Videogames. Palgrave Macmillan: London. Dunne, A. & Raby, F. (2013). Speculative everything : design, fiction, and social dreaming. Cambridge: MIT Press. Chang, A. (2020). Playing Nature: Ecology in Video Games. Minneapolis: University of Minnesota Press. Flanagan, M. (2009). Critical Play: Radical Game Design. MIT Press: Cambridge. Koven, B. (2017). The Well-Played Game: A Player's Philosophy. Cambridge: MIT Press. Lovink, G. (2019). Sad by Design: On Platform Nihilism. London: Pluto Press Manzini, E. (2020). Politics of the Everyday. London: Bloomsbury Visual Arts Murray, S. (2018). On Video Games: The Visual Politics of Race, Gender and Space. London: I.B.Tauris Schull, N. (2014). Addiction by Design: Machine Gambling in Las Vegas. Princeton University Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não