filmeu

Disciplina Projeto de Design de Moda I

  • Apresentação

    Apresentação

    Na UC de Projeto de Design de Moda I os estudantes deverão desenvolver competêncis no domínio do designio de moda para responder a objetivos e metas traçados.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1-Metodologias do Design –Munari;  2-Metodologias para o desenvolvimento de projetos em Design de moda – Gaskill; 3-O processo criativo em Design de Moda: a) Pesquisa tendências; b) Pesquisa sobre o mercado interno/externo; c) Definição do público alvo/persona; d) Definição do Conceito; e) Definição das etapas metodológicas; f) Exploração/Experimentação criativa: desenvolvimento de painéis: StoryBoard; MoodBoard; Painel de Tendências; Painel de cores; Painel de Materiais e Aviamentos; g) Sketch-Book. 4-Seleção dos designs das peças de vestuário; 5-Desenho de coordenados – Volumetria, materiais e cores + Acessórios;  6-Desenho vetorial das peças de vestuário; 7-Desenvolvimento do Dossier de uma coleção;  8-Coleção Cápsula para Homem, Senhora, Criança, Agénero ou mista.
  • Objetivos

    Objetivos

    São objetivos desta UC: 1. Conhecer e aplicar as metodologias multidisciplinares para a realização de um projeto de Design de Moda; 2. Conhecer e assumir o papel do Designer de Moda no contexto da sua atividade; 3. Caracterizar e conhecer os mercados para a delimitação de um público alvo específico; 4. Conhecer técnicas e processos para o desenvolvimento de uma coleção cápsula; 5. Distinguir diferentes tipos de produtos que integram uma coleção; 6. Saber desenhar peças de vestuário e acessórios: esboços e desenhos técnicos em vetores; 7. Identificar e selecionar os métodos, técnicas e tecnologias para a concretização de um projeto de design de moda;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes do Design de Moda. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução. Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    www.wgsn.com; ARCHER, B. (1979). Design as a Discipline. Design Studies, 1(1), 17–20. CALDERIN, Jay. (2009) Form, fit, and fashion: all the details fashion designers need to know but can never find, Beverly : Rockport Publishers DIEFFENBACHER, Fiona. (2019). Fashion Thinking: Creative Approaches to the Design Process. Bloomsburry.  ENGLISH, B. (2013). A cultural history of fashion in the 20th and 21st centuries: from catwalk to sidewalk. Choice Reviews Online (Second Edi). Bloomsbury. http://doi.org/10.5860/choice.51-2218 FEYERABEND, F.V., GHOSH, F. (2009). Ilustração de moda – Moldes. GGmoda. GASKILL, L. R. (1992). Model of Retail Product Development¿: A Case Study Analysis. Clothing and Textiles Research Journal, 10(4), 17–24. MUNARI, Bruno (1993). “Das coisas nascem coisas”, Edições 70, Lisboa. WORLEY, H. (2011). 100 ideias que mudaram a moda (vol. II) (tradução:). London: Laurence King Publishing.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios