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Apresentação
Apresentação
Na UC de Projeto de Design de Moda I os estudantes deverão desenvolver competêncis no domínio do designio de moda para responder a objetivos e metas traçados.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6579-24142
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1-Metodologias do Design –Munari; 2-Metodologias para o desenvolvimento de projetos em Design de moda – Gaskill; 3-O processo criativo em Design de Moda: a) Pesquisa tendências; b) Pesquisa sobre o mercado interno/externo; c) Definição do público alvo/persona; d) Definição do Conceito; e) Definição das etapas metodológicas; f) Exploração/Experimentação criativa: desenvolvimento de painéis: StoryBoard; MoodBoard; Painel de Tendências; Painel de cores; Painel de Materiais e Aviamentos; g) Sketch-Book. 4-Seleção dos designs das peças de vestuário; 5-Desenho de coordenados – Volumetria, materiais e cores + Acessórios; 6-Desenho vetorial das peças de vestuário; 7-Desenvolvimento do Dossier de uma coleção; 8-Coleção Cápsula para Homem, Senhora, Criança, Agénero ou mista.
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Objetivos
Objetivos
São objetivos desta UC: 1. Conhecer e aplicar as metodologias multidisciplinares para a realização de um projeto de Design de Moda; 2. Conhecer e assumir o papel do Designer de Moda no contexto da sua atividade; 3. Caracterizar e conhecer os mercados para a delimitação de um público alvo específico; 4. Conhecer técnicas e processos para o desenvolvimento de uma coleção cápsula; 5. Distinguir diferentes tipos de produtos que integram uma coleção; 6. Saber desenhar peças de vestuário e acessórios: esboços e desenhos técnicos em vetores; 7. Identificar e selecionar os métodos, técnicas e tecnologias para a concretização de um projeto de design de moda;
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes do Design de Moda. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução. Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
www.wgsn.com; ARCHER, B. (1979). Design as a Discipline. Design Studies, 1(1), 17–20. CALDERIN, Jay. (2009) Form, fit, and fashion: all the details fashion designers need to know but can never find, Beverly : Rockport Publishers DIEFFENBACHER, Fiona. (2019). Fashion Thinking: Creative Approaches to the Design Process. Bloomsburry. ENGLISH, B. (2013). A cultural history of fashion in the 20th and 21st centuries: from catwalk to sidewalk. Choice Reviews Online (Second Edi). Bloomsbury. http://doi.org/10.5860/choice.51-2218 FEYERABEND, F.V., GHOSH, F. (2009). Ilustração de moda – Moldes. GGmoda. GASKILL, L. R. (1992). Model of Retail Product Development¿: A Case Study Analysis. Clothing and Textiles Research Journal, 10(4), 17–24. MUNARI, Bruno (1993). “Das coisas nascem coisas”, Edições 70, Lisboa. WORLEY, H. (2011). 100 ideias que mudaram a moda (vol. II) (tradução:). London: Laurence King Publishing.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não