-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular (UC) de Design de Moda Sustentável e Circular visa consciencializar os alunos para a importância das tomadas de decisão que o designer deve ter com o objectivo de minimizar o impacto ambiental na ITV (indústria têxtil e vestuário). Esta é uma das atividades com maior impacto ambiental, por isso é importante estimular os alunos a pesquisar e conhecer os princípios de Design Sustentável e correlacionar a Moda com outros campos do conhecimento a nível económico-social e cultural. Consequentemente os estudantes aprendem a executar projetos mais sustentáveis.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6579-24145
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O Design Sustentável e a economia circular no Design de Moda: Enquadramento histórico e socioeconómico; 2. Metodologias de design e processos de produção com uma abordagem sustentável: Zero-Waste, Upcycled, Sub-Cut, Slow Fashion; 3. Exploração dos conceitos: Fashion-able, roupa em segunda-mão, política dos 3 R's, reduzir, reusar e reciclar agregados ao ciclo de vida do produto têxtil e do vestuário. Filosofia Cradle to Cradle. Biodegradabilidade de materiais; 4. A importância do Co-Design, Afetividade e Empatia na fase da conceção de produtos de moda; 5. Certificações e legislações nacionais e internacionais; 6. Materiais sustentáveis: exemplos de materiais inovadores; 7. Tecnologias sustentáveis: estampagens e diferentes processos de produção: Os diferentes intervenientes na indústria, os seus papeis e campos de ação na área da sustentabilidade; 8. O impacto social: responsabilidade social e exemplos de boas práticas aplicadas no design de moda aos processos de produção.
-
Objetivos
Objetivos
A UC pretende analisar as relações do Design Sustentável com a indústria da Moda atual a nível nacional e internacional. Esta unidade curricular deseja transmitir os princípios do Design Sustentável, estudar e correlacionar a moda com outros campos do conhecimento ao nível enconómico-social e ambiental. Adicionalmente, investigar, de forma introdutória, as possibilidades sustentáveis nas diferentes fases do processo de design: escolha de materiais, processos de produção/confeção, embalagem, logística, estratégia comercial e impacto social. Compreender a importância da mudança de paradigmas: Analisar casos de referência de forma a fomentar nos estudantes esta área do design como uma oportunidade de negócio tendo como objetivo ampliar a responsabilidade social das marcas, designers perante os seus consumidores. O estudante deverá estar apto a executar conscientemente projetos para Sustentabilidade, tendo em conta os impactos em todas as fases do ciclo de vida dos produtos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são de natureza teórico-prática. Os estudantes irão desenvolver os seus conhecimentos nesta disciplina através da pesquisa de fontes fidedignas e ainda, através de ativades exploratórias e laboratoriais. O desenvolvimento exploratório deverá ficar registado no scrapbook, que funciona como suporte físico destes estudos. A boa prática da Sustentabilidade na Moda tem todo um valor estético associado que deve ser cuidado nestes registos. A aprendizagem é direccionada pelos objectivos propostos e conteúdos explorados, acima descritos, e é realizada através de exercícios teórico-práticos (individuais e colaborativos). Fomentar-se-á o carácter participativo, provocando, em aula, questionamentos que promovam a fácil assimilação dos conteúdos, através da interacção professor/aluno na discussão crítica e na pesquisa de estudos de caso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BLACK, S. (2008). Eco Chic: The Fashion Paradox, London: Black Dog Publishing. BROWN, A. (2013). ReFashioned: Cutting-Edge Clothing from Upcycled Materials. London: Laurence King. CASSIDY, T. D., & Han, S. L. C. (2013). Upcycling fashion for mass production. Greenleaf Publishing Ltd. CLINE, E.L. (2012). Overdressed. The shocking high cost of cheap fashion. New York: Penguin Group. LITTLE, T. (2018). The Future of Fashion: Understanding Sustainability in the Fashion Industry. Washington: New Degree Press. FLETCHER, K. (2008). Sustainable fashion & textiles: Design journeys. London: Earthscan. FLETCHER, K; Grose L.(2011) Moda & Sustentabilidade. Design para mudança. São Paulo: SENAC. GWILT. A (2018). A Practical Guide to Sustainable Fashion. Basics Fashion Design. London: Bloomsbury. MCDONOUGH, W.; Braungart, M. (2002)Cradle to cradle: remaking the way we make things. New York: North Point Press. THORPE, A. (2007). The Designer’s Atlas of Sustainability. Washington: Island Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim