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Apresentação
Apresentação
A presente Unidade Curricular tem como objetivo aprofundar os conhecimentos da construção de vestuário em 3D, de uma coleção de design e produção de moda de autor em ambientes virtuais. Aprofundando desta forma elementos técnicos que visam dotar os alunos no desenvolvimento de modelagem digital em software 3D e outros softwares de suporte digital, num nível de dificuldade médio-alto.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6579-24149
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Aprofundamento na construção de vestuário 3D no desenvolvimento de modelagem em 2D digital: de diversas peças de vestuário: Desenvolvimento cinco coordenados e seus pormenores: Aplicação de pormenores em vestuário, tecidos e tipos de bolsos aplicados às diversas peças de vestuário 2. Aprofundamento de edição de avatar: composição de diversas peças, com respetivo styling 3. Aprofundamento aos ambientes virtuais de Moda: Noções teórico práticas para apresentação de produto de moda em ambiente virtual 4. Desenvolvimento de cinco coordenados 3D aplicado a Design de Moda I e II a. Desenvolvimento e caracterização do avatar virtual (adição e edição de motion ao avatar para desfilar) b. Verificação da tensão do tecido em diversas posições ergonómicas do corpo humano/avatar; 5. Design e produção de um desfile de moda de cinco coordenados (com ou sem avatar em movimento/animação) virtual para a comunicação da sua coleção final de autor em ambientes virtuais
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Objetivos
Objetivos
A estrutura curricular visa o desenvolvimento de cinco coordenados em 3D, criadas previamente na unidade curricular de Projeto de Design de Moda I e II, com base numa coleção de moda de autor. Esta UC pretende que os alunos executem gradualmente até uma fase final, o design e produção de um desfile de moda (avatares em movimento / animação) virtual para a comunicação da sua coleção cápsula final de autor e marca, em ambientes virtuais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É uma unidade curricular teórico¿prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios em software 3D de criação e ambientes virtuais, assentando na metodologia aprender fazendo. Ao longo do semestre será desenvolvido projeto prático com respetiva análise em aula.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
CLARKE, S.E.B. HARRIS, J. (2012). Digital Visions for Fashion + Textiles: Made in Code. Thames&Hudson DIEFFENBACHER, F. (2019). Fashion Thinking: Creative Approaches to the Design Process. Bloomsburry DUFFY, V.G. (2016). Advances in Applied Digital Human Modeling and Simulation. Advances in Intelligent Systems and Computing? Vol. 481. DOI 10.1007/978-3-319-41627-4. Springer International Publishing FAIRHURST, C. (2008). Advances in apparel production. Woodhead Publishing Limited and CRC Press Harris, C. (2017). The Fundamentals of Digital Fashion Marketing. Bloomsbury Visual Arts WANG, Yan-Xue, LIU, Zheng-Dong. (2020). Virtual Clothing Display Platform Based on CLO3D and Evaluation of Fit. Journal of Fiber Bioengineering and Informatics. 37-49. doi:10.3993/jfbim00338 Wilcox, M. (2021) The Digital Fashion Revolution: Save the Environment While Looking Amazing With NFT and 3D Modeling
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim