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Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como principal objetivo dotar o discente de competências que sustentem a viabilização comercial de uma marca de Moda por via de um posicionamento ajustado às indústrias criativas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6579-24150
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Inovação e Empreendedorismo: O que é a inovação – radical e incremental; A criatividade enquanto motor de inovação; O empreendedorismo enquanto motor de inovação; Modelos de difusão e da inovação – (i) modelos lineares: impulso tecnológico, procura/necessidade do mercado/ (ii) modelos interligados: (iii) modelo interativo, (iv) modelo encadeado e (v) modelo de sistemas de informação; Curva da distribuição da inovação de Rogers; Análise da literatura sobre o tema; Sistema Organizacional da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV); O sector têxtil e do vestuário (STV) em Portugal e a profissão do designer de moda industrial; Inovações e espírito empreendedor no STV; Análise da literatura sobre o tema. . Desenvolvimento de projeto teórico-prático para a divulgação, criação e sustentação de marca de Moda desenvolvida pelo aluno na UC de Negócio de Moda e desenvolvimento de um projeto interdisciplinar.
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Objetivos
Objetivos
A estrutura curricular introduz elementos técnicos, conceptuais e metodologias aplicadas à criação, posicionamento e divulgação de uma marca. Competências: 1. Identificar os fundamentos de processos de inovação e empreendedorismo para marcas de Moda; 2. Compreender a contribuição do espírito empreendedor na fileira Moda/Sector Têxtil e do Vestuário (STV); 3. Compreender a atividade inovadora e empreendedora enquanto potenciadoras de riqueza e sustentabilidade de uma marca; 4. Refletir e argumentar de forma sustentada sobre os temas da criatividade, inovação e empreendedorismo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino consiste no equilíbrio entre a exposição de matéria teórica, discussão de temas e aplicação para a elaboração de um projeto prático. A reflexão sobre os temas é instigada tanto nas aulas de exposição como nas de acompanhamento de projeto.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ANDRIOPOULOS, C. (2001). Determinants of organisational creativity: A literature review. Management Decision, 39(10), 834–841. http://doi.org/10.1108/00251740110402328 GL¿VEANU, V. (2010). New Ideas in Psychology Paradigms in the study of creativity¿: Introducing the perspective of cultural psychology veanu. New Ideas in Psychology, 28(1), 79–93. http://doi.org/10.1016/j.newideapsych.2009.07.007 ROGERS, E. M. (1983). Diffusion of innovations. Newyork Free Press (3rd editio). The Free Press. http://doi.org/citeulike-article-id:126680 VON STAMM, B. (2008). Managing innovation, design and creativity (2o). Chichester: John Wiley & Sons Ltd. OECD. (2005). Oslo Manual - Guidelines for Collecting and Interpreting Innovation Data (Vol. Third edit). http://doi.org/10.1787/9789264013100-en OECD. (2015). Frascati Manual 2015: Guidelines for Collecting and Reporting Data on Research and Experimental Development. http://doi.org/10.1787/9789264239012-en
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim