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Disciplina Negócio de Moda

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreender o efeito da globalização na produção e no comércio de produtos de moda, considerando dados estatísticos de parâmetros macroeconómicos. Perceber as relações produtivas, comerciais e os acordos entre os blocos mundiais e a importância dos BRICs, como centros de produção deslocalizados e subcontratados.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Globalização Cadeia de valor Cadeia de abastecimento Criação e gestão de marcas de moda
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender o funcionamento da cadeia de abastecimento de produtos têxteis e vestuário, nomeadamente os principais players e o sourcing internacional, envolvendo questões ligadas à qualidade, resposta rápida, mercados de proximidade, sustentabilidade social e ambiental. Compreender a importância da marca e da distribuição no funcionamento da cadeia de valor na fileira da moda, considerando os centros geográficos produtivos e os de inteligência de concepção de marcas e design de coleções.  Compreender a criação e gestão de marcas e moda. Adquirir competências para análise crítica da estratégia de negócio e de sourcing de marcas de moda.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As atividades de ensino/aprendizagem inserem-se nas aulas teórico-práticas, recorrendo a meios audiovisuais. Realização de três trabalhos suportados pelos conhecimentos adquiridos nas aulas. Um trabalho obriga a pesquisas e o segundo é o trabalho final, em conjunto com os conhecimentos adquiridos na UC Indústrias Criativas e Empreendorismo, é o momento final da avaliação do semestre. Todos os trabalhos pretendem desenvolver capacidade de análise da estratégia de negócio e sourcing de marcas de moda, apresentado oralmente e discutido perante a turma, incentivando a análise crítica de todos os estudantes. A avaliação, valorizada pela presença nas aulas, assenta no trabalho final (60%) e um trabalho de análise (20%) para a avaliação contínua (10% assiduidade e 10% participação). 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    G. Kunz, M. Garner, (2011), Going Global: The Textile and Apparel Industry, Berg Publishers L. Burns, K. Mullet, N. Bryant, (2011), The Business of Fashion ¬Designing, Manufacturing and Marketing, Berg Publishers Brookshire, J.E, (2017), Global Sourcing in the Textile and Apparel Industry, Bloomsbury  I. Amed, A. Berg, A. Balchandani, S. Hedrich, F. Rölkens, R. Young, J. Jensen, A. Peng, (2020), The State of Fashion 2021, BoF – Business of Fashion and McKinsey & Company.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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