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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Metodologias de Investigação pretende preparar os estudantes para o desenvolvimento de uma investigação de natureza científica. O estudante terá contacto com diversos estudos desenvolvidos e irá adquirir competências que lhe permitam desenhar o seu estudo: Dissertação, Projeto ou Estágio.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6579-7351
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Abordagens à Investigação 1.1 Por ação 1.2 Estudo de casos 1.3 Levantamento conceptual-analítico 1.4 Investigação experimental, para o projeto, orientada à avaliação de artefactos 2. Tipos de resultados de investigação 2.1 Estruturas e construções teóricas 2.2 Modelos relacionais 2.3 Artefactos 2.4 Metodologias 3. Fases do processo de investigação 3.1 Atividade de pesquisa bibliográfica 3.2 Conceção de experiências 3.3 Recolha de informação: contextualização, imersão e métodos etnográficos 3.4 Design através da Investigação (design by research) e Investigação através do Design (research by design) 3.5 Elaboração de questionários 3.6 Análise e tratamento de dados 3.7 Validade e repetibilidade dos processos de investigação 4. Publicação de resultados e revisão por pares 4.1 Regras de escrita científica 4.2 Parcerias de Investigação 4.3 Ética e investigação e envolvimento de sujeitos
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver o espírito crítico através do conhecimento e da compreensão das principais metodologias e técnicas de investigação aplicáveis no domínio do design de moda Desenvolver a aptidão e a capacidade para problematizar e selecionar a abordagem, a metodologia e as técnicas de análise mais adequadas ao problema de investigação, nomeadamente uma situação concreta, ainda que complexa, de conceção Ser capaz de conceber e planear a investigação aplicada em design de moda e apontar vantagens e desvantagens de potenciais abordagens alternativas Ser capaz de elaborar e redigir textos científicos dos resultados da investigação aplicada
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes da Investigação. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução. Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Creswell, J.W., (2002) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 2nd edition, Thousand Oaks, California: Sage Publications. Heppner, P., Heppner, M.J. (2003), Writing and Publishing your thesis, Belmont, California: Wadsworth. Jackson, S.L. (2008) Research Methods and Statistics: A critical thinking approach. Belmont, California: Wadsworth. Christopher Crouch and Jane Pearce, (2012), Doing Research in Design, Bloomsbury Fernando Moreira da Silva, (2010), Investigar em design versus investigar pela prática do design - um novo desafio científico, Revista Ingepro - Inovação, Gestão e Produção, vol. 02, nº 04
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não