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Disciplina Seminário I

  • Apresentação

    Apresentação

    Promover a gestão de equipas com conhecimento no Design de Moda ou na Produção de Moda, para integrar  empresas quer da indústria quer de design, ou ainda, consultoria/agenciamento de marcas de moda, entre outras profissões direta ou indiretamente associadas a diversos setores de atividade.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdosConsultoria de Imagem: o que é; para que serve; perfil do profissional; saídas profissionais; Como criar conteúdos programáticos escritos sobre uma marca; uma ideia; um editorial; Editorial/Campanha/Fashion Film - ferramentas de promoção e divulgação: onde e quando recorrer a estes formatos; Discussão e análise sobre o papel da moda no século XXI, recorrendo a artigos jornalísticos/crítica/científicos; Olhares sobre marcas icónicas e o seu papel na moda atual;  
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se facultar a formação apropriada a futuros profissionais, de forma a serem capazes de conceber, desenvolver e implementar projetos reais e complexos de design de moda e/ou produção de moda, considerando distintas tipologias de clientes.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através do método expositivo-dialógico, privilegia-se a apresentação dos conteúdos programáticos, e cria-se um espaço de diálogo com os estudantes, fundamentado na análise de casos práticos, no âmbito do qual partilham as suas reflexões sobre os temas abordados. Nas aulas privilegia-se, também, o trabalho de grupo, de forma a desenvolver competências, quer individuais, quer sociais. O processo de avaliação é contínuo, de forma a aferir com regularidade a aquisição dessas competências. Avaliação de frequência: trabalho 1 (20%) + trabalho 2 (30%) + trabalho final escrito (50%). Reserva-se o direito do docente de realizar mais algum exercício/trabalho, que considere pertinente para avaliar o conhecimento dos alunos. O estudante que falhe injustificadamente 25% das entregas intermédias será excluído da avaliação contínua e a entrega de trabalhos com mais de 24H de atraso, implica o desconto de quatro valores na nota do referido trabalho. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, Cristina Q.; Alves, Helena; Miguel, Rui. (2011). A Imagem das Marcas Portuguesas de Vestuário. A Moda num Mundo Global. Coordenação: Isabel Cantista, Vida Económica, Editori- al, SA.  Barnard, Malcolm. (2003). Moda e Comunicação. Rio de Janeiro, Rocco, Brasil.  Barthes, F. (1963). O sistema da Moda. 1981, Ediç¿es 70, Lisboa.  Lourenço, J.F. (2006). A Invenção da Modernidade (Sobre Arte, Literatura e Musica) Charles Baudelaire. Clássicos Relógio D’Água, Lisboa. Foucault, M. (1994). Dits et écris 1954-1988. Editora Daniel Defert, François Ewald e Jacques Lagrange, 4 vols. Paris, Gallimard.   
INSCRIÇÃO AVULSO
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