filmeu

Disciplina Laboratório de Design I

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade Curricular que tem como finalidade alargar o conhecimento nos âmbitos cultural, cientifico, experimental e logístico, com o objetivo de ampliar o quadro de referência dos temas de tese.    
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conhecimento Cultural: relaciona-se com o "senso comum". Baseia-se em experiências tidas/transmitidas entre pessoas/gerações, incluindo o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e os hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade   2. Conhecimento Científico: saber baseado na ciência e em princípios exatos. Expõe factos e dados de forma sistematizada e verificável, utilizando processos de observação, investigação, experimentação e validação comprováveis   3. Conhecimento Experimental: conhecimento fundado na experiência, adquirido através da prática, em processo de observação, análise e experimentação   4. Conhecimento Logístico: conhecimento teórico associado à prática. Desenvolve e cria métodos de produção de ideias, produtos ou comportamentos, apresentando conteúdos orientadores para execução de tarefas, práticas de procedimentos e análises de atividades   5. Noção de Narrativa e Narração   6. Noção de tempo no texto: cíclico, segmentário, infinito, e linear
  • Objetivos

    Objetivos

    Caraterização de uma palavra ou de um texto no contexto de outras palavras e de outros textos; Caraterização de uma palavra ou de textos no contexto de semelhança; Caraterização das ligações de uma palavra ou de textos no âmbito de relações de intensidade ou frequência; Compreensão da natureza exponencial de um texto; Compreensão de um texto no âmbito de um quadro conceptual fixo (restrito), ou de um quadro conceptual móvel (em evolução); Inferir relações de causalidade entre textos diversos; Identificar estruturas de texto, no contexto do tempo cíclico, segmentário, infinito, e linear; Compreensão da intensão e do sentido no texto.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia utilizada em cada sessão é estruturada da seguinte forma: as sessões estão orientadas segundo um planeamento metodológico que é constituído por fases. Cada fase é desenvolvida de acordo com conteúdos específicos, articulados segundo uma estrutura de aula que inclui momentos teóricos e práticos. Os conteúdos expostos e os exercícios realizados nesta unidade curricular, bem como os resultados obtidos, resultam de metodologias orientadas para o domínio do conceito de informação que se relacionam através de dinâmicas de «transformação» que ocorre quando as suas características traduzem uma alteração ou uma modificação que deu lugar a uma nova "forma". Uma mudança de uma "forma" em outra, uma metamorfose. Ou por «transição» que ocorre quando as suas características da informação representam um estado intermédio, uma mudança de uma condição para outra, um trajeto.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Le Bon, G., (2020), A Psicologia das multidões, Silveira: Bookbuilders 2. Goff, P., (2020), O Erro de Galileu - Bases para uma nova ciência da consciência, Lisboa: Temas e Debates 3. Diamond, J., (2014), O Terceiro Chimpanzé - A Evolução e o Futuro do Animal Humano, Lisboa: Temas e Debates 4. Larson, E., (2011), Evolução, Maia: Temas e Debates 5. Lipton, B., (2015), A Biologia da Crença ¿ A libertação do poder da consciência, da Matéria e dos Milagres, Lisboa: Sinais de Fogo
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios