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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular organiza-se em torno dos quatro fóruns transversais ao ciclo de estudos: Geografias e Alimentação, Climas e Culturas, Comunidades e Edição, Arquivos e Futuros. Enquanto disciplina basilar orientada para a materialização de acções transformadoras e projectadoras de realidaum laboratório que permite ampliar as margens do possível através e para além do campo disciplinar do design. Os alunos encontrarão possibilidade de experimentação, desafiando os seus próprios projectos e interesses dentro da disciplina, e exigindo ambiciosas alternativas que intersectem múltiplos universos: culturais, económicos, sociais, visuais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT669-25895
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Publicar é cada vez mais um gesto político: as publicações fazem a ponte entre públicos diferentes, mesmo conflituantes. • A publicação é um espaço de encontro e debate mediado tecnologicamente. A prática editorial pode ser enquadrada como uma forma de envolvimento de diferentes actores. Para aguçar a capacidade de publicar é importante estar ciente das possibilidades, das limitações e dos pontos existentes no ecossistema editorial: desde fluxos de trabalho automatizados (AI), à curadoria algorítmica, de paywalls a shadow libraries. O carácter político da publicação pode ser informado pelas práticas de artistas e designers que sondam os futuros do publicável. • Hoje, a pesquisa de design não acontece apenas dentro dos meios tradicionais ou nas academias (por exemplo, o artigo), mas ocorre através da crescente variedade de formas, contextos e formatos que vão por exemplo, da exposição, a instalação e a performance.
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Objetivos
Objetivos
Aprofundar as capacidades de conceber, proteger, restaurar ecossistemas de comunicação/publicação com menor impacto em efeitos sociais, naturais, indesejáveis, centrando em tornar: “as coisas públicas", "público", "navegação de públicos e contra-públicos" Defender caminhos que reconheçam as vantagens/sustentabilidade do que é local sem pôr em causa as virtudes das ligações à rede global Projetar visando horizontes temporais variáveis, escalas diferentes, sempre ajustadas às estruturas de publicação que se pretendem publicar Estabelecer ligações com as (infra)estruturas existentes de modo a tornar as fases de transição mais abrangentes, com menos efeitos secundários. Desenvolver profundamente técnicas de construção e criação de diálogo para uma compreensão política do processo de publicação Identificar e promover uma mentalidade e postura dos designers com uma componente essencial dos processos de design, considerando-o um activo na recuperação e distribuição de recursos
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino envolvem uma estratégia combinatória de análise teórica, mas com uma forte componente prática, por vias de projectos que lidam com software e plataformas de disseminação de conteúdos. Estes projectos práticos em formato oficinal permitem que aos estudantes testar e repensar concretamente as suas estratégias de provocações e transições por vias da publicação. A avaliação gira em torno do entendimento do estudante sobre o público que pretenderá alcançar ou construir, bem como as estratégias técnicas e sociais para o fazer. Através de um processo de interacção, os alunos avaliam os resultados, adoptando o princípio do desenvolvimento projectual dando ênfase à multidisciplinariedade e multiplicidade plataformas, com intuito de encorajar os esforços de relacionamento verdadeiramente colaborativos das suas publicações.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ludovico, A. (2012). Post-digital print: The mutation of publishing since 1894. Onomatopee. Bhaskar, M. (2016). The content machine: Towards a theory of publishing from the printing press to the digital network. London: Anthem Press. Lorusso, S. (2016). Extending Horizons - The Praxis Of Experimental Publishing In The Age Of Digital Networks. Phd Dissertation. Iuav University of Venice. Gilbert, A. (2016). Publishing as artistic practice. Berlin: Sternberg Press. Drucker, J. (2004). The century of artists' books. New York: Granary books. Goldsmith, K. (2011). Uncreative writing: Managing language in the digital age. New York, N.Y: Columbia University Press. Striphas, T. G. (2011). The late age of print: Everyday book culture from consumerism to control. New York: Columbia University Press. Burdick, A., Drucker, J., Lunenfeld, P., Presner, T. S., & Schnapp, J. T. (2016). Digital-Humanities. Cambridge: The MIT Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim