-
Apresentação
Apresentação
Sistemas II expande os princípios e metodologias fundamentais introduzidos em Sistemas I, concentrando-se na aplicação prática e integração do pensamento sistémico em cenários complexos do mundo real. Esta UC visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre a dinâmica dos sistemas, a teoria da complexidade e suas implicações em vários setores. Através de estudos de caso, projetos colaborativos e interação com especialistas, os alunos desenvolverão as habilidades necessárias para projetar, implementar e avaliar soluções baseadas em sistemas para desafios contemporâneos. Systems II enfatiza abordagens interdisciplinares e incentiva o pensamento inovador para resolver os problemas multifacetados das sociedades contemporâneas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT669-25897
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
• Aplicação do pensamento sistémico em cenários complexos de resolução de problemas • Técnicas Avançadas para Modelagem e Simulação de Comportamentos de Sistemas • Integração do Design Thinking com Abordagens Sistémicas • Exploração de Considerações Éticas e Sustentabilidade no Projeto de Sistemas • Estudos Pluriversais
-
Objetivos
Objetivos
Systems II concentra-se na aplicação prática e na exploração mais profunda de sistemas em vários contextos sociais e culturais. O curso adota uma abordagem teórico-prática avançada para estudar design em sistemas complexos. O curso visa dotar os alunos de uma compreensão mais profunda da dinâmica de sistemas e sua aplicação em ambientes complexos. Os principais objetivos incluem: —Domínio de conceitos avançados em pensamento sistêmico e suas tipologias —Proficiência em métodos avançados de visualização e mapeamento de sistemas —Contacto crítico com a teoria do design contemporâneo —Desenvolvimento de habilidades interdisciplinares de resolução de problemas por meio de projetos colaborativos —Capacidade de projetar e implementar soluções baseadas em sistemas para problemas complexos do mundo real
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Uso de estudos de caso do mundo real para unir teoria e prática, melhorando a compreensão prática Implementação de exercícios colaborativos que incentivam a aprendizagem entre pares e a resolução coletiva de problemas Utilização de ferramentas e plataformas digitais para facilitar a aprendizagem interativa e visualizações dinâmicas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Meadows, D. H. (2011). Thinking in Systems: A Primer. White River Junction, VT: Chelsea Green Publishing. Cababa, S. (2023). Closing the Loop: Systems Thinking for Designers. Rosenfeld Media. Voss, G. (2023) Systems Ultra: Making Sense of Technology in a Complex World. London: Verso Books. Koberg, D., & Bagnall, J. (2003). The Universal Traveler: A Soft-Systems Guide to Creativity, Problem-Solving, and the Process of Reaching Goals. Menlo Park, California: Crisp Publishing. Reinfurt, D. (2019). A New Program for Graphic Design. New York: Inventory Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim