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Apresentação
Apresentação
Esta UC dá continuidade ao trabalho desenvolvido na UC Práticas Colaborativas I, consolidando projectos que exploram diferentes tipologias de trabalho colaborativo e multidisciplinar, inerentes a um projecto de design, como colaboração com pares, articulação da comunicação, debate crítico/criativo, co-criação e co-produção, assim como a definição de ferramentas analógicas/digitais que fomentam estas práticas. Os desafios serão lançados pelos docentes, profissionais ou instituições convidadas, em contextos diversificados, investigando a ligação entre o conceito expandido de publicação (analógica, digital ou performativa), os interesses do aluno e a construção das suas ferramentas e estratégias de intervenção. Pretende-se implementar dinâmicas de grupo variadas e colaborar com instituições/organizações e comunidades fora do ambiente académico.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT669-25898
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Práticas de trabalho colaborativo: Aprender práticas de trabalho colaborativas e multidisciplinares, inerentes a um projecto de design, como coordenação entre gestão da comunicação e tarefas, debate crítico/criativo, co-criação e co-produção. Apresentação/criação/utilização de ferramentas analógicas/digitais de comunicação/partilha: Apresentação/criação/utilização de ferramentas analógicas/digitais necessárias às práticas de trabalho colaborativas, nomeada facilitação da comunicação e partilha de informação. Participação/criação em/de práticas/debates: Participação/criação em/de práticas e debates com profissionais/instituições de diferentes áreas de conhecimento/trabalho, q possibilidades a futuros projectos de investigação/design ou se tornem essenciais aos projectos já iniciados.
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Objetivos
Objetivos
Promover conhecimentos teóricos/práticos no desenvolvimento de um projecto de design/investigação; Fomentar a consciência da importância do trabalho colaborativo, em equipas multidisciplinares e contextos diversificados, para o desenvolvimento projecto de design/investigação; Desenvolver projectos a partir da interpretação de diferentes contextos sociais e culturais, assim como da interpretação de diferentes profissionais Estimular a articulação entre o pensamento criativo, crítico e objectivo; Estimular o pensamento lúdico na exploração e construção de diálogos, conceitos, ferramentas, estratégias, formas e suportes de comunicação/p Desenvolver a capacidade de trabalhar conteúdos de forma coesa, concisa e objectiva, tendo consciente a complexidade e importância da narrativa. Promover a experimentação livre de materiais, ferramentas e técnicas como construção de caminhos na aplicação dos conceitos desenvolvidos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular é de carácter teórico/prático assentando em metodologias/práticas pedagógicas activas focadas no aluno e na sua aprendizagem através da discussão e experimentação prática dos conhecimentos adquiridos no processo de trabalho, promovendo um percurso formativo individual e colaborativo. Estabelecendo um diálogo aberto entre professores, alunos e convidados, permite adquirir competências de forma integrada e significativa e fomentar a autonomia, colaboração e coperação. A avaliacção desta unidade curricular, em regime de avaliação contínua, incide na assiduidade, participacção, materialização, discussão e empenho nos trabalhos propostos. A avaliação, de carácter individual, definida em diferente momentos chave dos exercícios propostos, segundo o acompanhamento de cada docente/convidado, discutida em conjunto no final do semestre. Estes momentos de avaliacão são definidos pelos docentes e são obrigatórios.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Angiama, S. et al (Eds) (2018). aneducation – documenta 14. Berlin. Archive Books. Axel, N (Ed.) (2016). Volume 48 – The research Turn, Learning 2. Amsterdam: Archis. Biserna, E. (Ed.) (2022). Walking from Scores. Dijon: Les Presses du Réel. Butler, B. M., & Bullock, S. M. (2022). (Eds). Learning through collaboration in self-study. Singapore: Springer. Pahl, K. et al. (2022). Collaborative Research in Theory and Practice: The Poetics of Letting Go. Bristol: Bristol University Press Poulin C., Preston, M. & Airaud, S. (2019). (Eds). Co-Creation. Paris: CAC Brétigny & Empire Books. Rito, C. & Balaskas, B. (2020). Institution as Praxis, New Curatorial Directions for Collaborative Research. Berlin: Sternberg Press. Schäfer, M., Es, K. & Lauriault, T. (2024). (Eds). Collaborative Research in the Datafied Society – Methods and Practices for Investigation and Intervention. Amsterdam: Amsterdam University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim