filmeu

Disciplina Métodos de Design I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Métodos de Design oferece aos alunos uma variada gama de métodos e metodologias de design, funcionando com uma laboratório de experiências em torno da prática projetual e de interligação entre as várias dimensões a articular na prática do design: pessoal, privado, disciplinar e público. De forma crucial, introduz os alunos aos métodos centrais na investigação: quantitativos e qualitativos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    As bases cano¿nicas dos estudos de me¿todos em design, esta¿o carregadas de pressupostos poli¿ticos, desde os anos 1960 (Jones, Cross, et al), ate¿ a¿ contemporaneidade (Manzini ou IDEO, por exemplo). Este a¿ um estudo central desta UC. Os conteu¿dos programa¿ticos gravitam em torno de 5 temas cruciais: 1) Histo¿ria de estudos em design, cobrindo o ini¿cio do estudos metodolo¿gicos, em especial no norte da Europa. 2) Perspectiva e estudo de me¿todos quantitativos e qualitativos; 3) Espectro de caso de estudos, providenciado por professores do CE e professores convidados; 4) Perspectivas metodolo¿gicas alternativas, desafiando o ca¿none Europeu; e 5) formas de estruturac¿a¿o, planeamento e integrac¿a¿o metodolo¿gica na investigac¿a¿o.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC centra-se no estudo de me¿todos e metodologias de design, cobrindo o estudo de me¿todos quantitativos e qualitativos. O objectivo central e¿ dotar os alunos de um conhecimento robusto das te¿cnicas, possibilidades e estrutura necessa¿ria a aplicar nos seus projectos de investigac¿a¿o e prática projectual, constituindo um entendimento de investigac¿a¿o nas suas variadas vertentes. Pretende igualmente desenvolver conhecimento sobre abordagens-chave de investigac¿a¿o qualitativa, incluindo entrevistas, observac¿a¿o e 'action research' (Schön). Da mesma forma, o estudo de investigac¿a¿o quantitativa e recolha de dados, e¿ fundamental, promovendo formas de estruturac¿a¿o, planeamento e pensamento cri¿tico, expondo os alunos a uma variedade de estudos-de-caso. O debate em torno destas possibilidades e a forma como devem ser comunicadas, complementam os objectivos de aprendizagem  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Múltiplas perspectivas referenciais de investigação prática e teórica por via de leituras, visionamento e acesso a arquivos de imagem parada e em  movimento. Forte relação entre a prática do design e a arte por via de uma visão expandida de  ambas. Forte relação entre acções práticas e teóricas multidirecionais por via de exercícios e investigação individual e em grupo.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Creswell, J. (2002) Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Crouch, C. & Pearce, J. (2012) Doing Research in Design. Bloomsbury. Bennet, A. (2006) Design Studies: Theory and Research in Graphic Design. Princeton Architectural Press. Blauvelt, A., (2019) Designs for different futures. Yale University Press. Schön, D. A. (1983) The reflective practitioner: Basic books: New York. Yelavich, S. (2014) Design as Future-making. Bloomsbury Publishinhg: New York.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios