-
Apresentação
Apresentação
UC que introduz os alunos a uma cultura de investigação, expondo-os a uma série de métodos teórico-práticos que lhes permita progredir no CE e aplicá-los noutras UCs. Abre também espaço a que pequenos exercícios sejam desenvolvidos de modo a testar os métodos explorados na disciplina. A UC aborda a instabilidade contemporânea do conceito de Arquivo, e o modo como as estruturas políticas, socioeconómicas, culturais, e mesmo ambientais e climáticas, se intersectam com o seu estudo e investigação. Promove instrumentos de investigação para enfrentar a complexidade e urgências dos desafios sociais e das novas epistemologias. Aborda-se, assim, a instabilidade da prática do Design a partir do Arquivo como possível resposta ao Real. A UC pretende ser uma plataforma colaborativa, trabalhando formas de ver/apreender, mapear, projetar renovações e formas de agir criticamente nas paisagens contemporâneas altamente dinâmicas e porosas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT669-25900
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O programa da UC pretende que o mestrando desenvolva estratégias de autonomia no estudo e investigação, especulando modelos de investigação Art Based na senda de constituir um método próprio capaz de se interligar no início do ciclo de estudos com a dissertação, projeto ou estágio. Os mestrandos serão desafiados a entender e diferenciar o seu próprio processo criativo de pesquisa (processual/projetual), constituindo um corpus curatorial da investigação que se encontra a desenvolver. Este processo será alvo de análise teórico-conceptual e artística, para que o mestrando tangibilize um objeto final. Com os exercícios serão estimuladas as competências metodológicas, integrando conceitos de construção/desconstrução/reconstrução do pensamento decorrente da prática e orientado para a prática - através da representação e do desenho; perceção e cultura visual são ministrados de forma interdependente e com vista à problematização do objeto e do objeto na sua representação visual.
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver uma didática inovadora, transdisciplinar e interinstitucional, entre as áreas do Design, Arte Contemporânea, Curadoria, Arquivos, Património Operar uma investigação empírica (artística) e teórica com abrangência específica em estruturas e instituições nacionais e internacionais, de modo a criar protocolos e parcerias Formular estratégias sócio-ecológicas a partir da arte e do design, tendo o Arquivo como estratégia de investigação e criação, permitindo desenhar novos discursos descolonizadores Aplicar e fortalecer metodologias de investigação e pesquisa inovadoras Identificar identidade individual e colectiva no contexto cultural - transições e transferências; Considerar e selecionar conhecimentos e métodos que reforcem a visão holística do design; Experimentar e partilhar metodologias decorrentes de atividades práticas distintas do design, contextualizadas em acções de projecto Aplicar métodos e experiências projetuais sensíveis aos diversos valores e dimensões culturais
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso a estratégias disruptivas, num desenho pedagógico que segue uma linha de pensamento com o intuito de criar uma relação articulada entre o pensar, o sentir e o fazer. Os mestrandos são impelidos a desenvolver atitudes e comportamentos em modo de projeto ou laboratório, visando trabalhar as competências e os conteúdos curriculares de forma dinâmica e interativa. Exercícios de análise, síntese e narrativa apoiarão a investigação e o desenvolvimento de intervenções. Estrutura teórica, analítica e concetual usando métodos de pesquisa e prática de design e arte, de modo a estudar relações sistémicas no pensamento crítico, processos e abordagens interdisciplinares e transdisciplinares e busca pela novidade e irreverência no design. A UC envolve trabalho colaborativo e individual: serão projetos de pesquisa multimodal, envolvendo investigações históricas, científicas, culturais, políticas e tecnológicas, confrontando abordagens analíticas e representacionais objetivas e subjetivas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Boeijen, Annemiek van e Zijlstra, Yvo - Culture Sensitive Design. A guide to Culture in Practice. Bis | Publishers, Delft 2020. Bragança de Miranda, J. A. (2017). Reflexões sobre o anarquivo, Arquivo e Domicílio, Stolen Books, Lisboa Cabau, Philip - Design pelo desenho. exercícios, jogos, problemas e simulações. FCAdesign, Lisboa 2011. Callahan, S. (2022). Art + Archive: Understanding the archival turn in contemporary art (Rethinking Art's Histories). Manchester University Press, UK Gandum, Ana - O que é o arquivo?: laboratório arte/arquivo = What is the archive? : laboratory art/archive. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa (Videoteca) : Documenta, c2018. ISBN 9789898902153 Rose, Gillian - Visual Methodologies. An Introduction to the Interpretation of Visual Materials Second edition. SAGE Publications. London. Thousand Oaks. P Box · 2007. ISBNGillian Rose978 1 412921909
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim