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Apresentação
Apresentação
Esta UC dá continuidade ao trabalho desenvolvido na UC Práticas Colaborativas I, incidindo no desenvolvimento de um conjunto de projectos práticos onde os alunos poderão experimentar diferentes tipologias de trabalho colaborativo e multidisciplinar, inerentes a um projecto de design, como coordenação entre pares, articulação da comunicação, debate crítico/criativo, co-criação e co-produção, assim como a definição de ferramentas analógicas/digitais que fomentem estas práticas. Os desafios serão lançados pelos docentes, profissionais ou instituições convidadas, em contextos diversificados, estabelecendo uma ligação entre o conceito expandido de publicação (analógica, digital ou performativa), os interesses do aluno e a construção das suas ferramentas e estratégias de intervenção. Pretende-se implementar dinâmicas de grupo variadas e colaborar com instituições/organizações e comunidades externas ao ambiente académico.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT669-25901
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Práticas de trabalho colaborativo: Aprender práticas de trabalho colaborativas e multidisciplinares, inerentes a um projecto de design, como coordenação entre pares, gestão da comunicação e tarefas, debate crítico/criativo, co-criação e co-produção. Apresentação/criação/utilização de ferramentas analógicas/digitais de comunicação/partilha: Apresentação/criação/utilização de ferramentas analógicas/digitais necessárias às práticas de trabalho colaborativas, nomeadamente na facilitação da comunicação e partilha de informação. Participação/criação em/de práticas/debates: Participação/criação em/de práticas e debates com profissionais/instituições de diferentes áreas de conhecimento/trabalho, que abram possibilidades a futuros projectos de investigação/design ou se tornem essenciais aos projectos já iniciados.
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Objetivos
Objetivos
Promover conhecimentos teóricos/práticos no desenvolvimento de um projecto de design/investigação; Fomentar a consciência da importância do trabalho colaborativo, em equipas multidisciplinares e contextos diversificados, para o desenvolvimento e sucesso de um projecto de design/investigação; Desenvolver projectos a partir da interpretação de diferentes contextos sociais e culturais, assim como da interpretação de diferentes profissionais; Estimular a articulação entre o pensamento criativo, crítico e objectivo; Estimular o pensamento lúdico na exploração e construção de diálogos, conceitos, ferramentas, estratégias, formas e suportes de comunicação/publicação; Desenvolver a capacidade de trabalhar conteúdos de forma coesa, concisa e objectiva, tendo consciente a complexidade e importância da narrativa projectual; Promover a experimentação livre de materiais, ferramentas e técnicas como construção de caminhos na aplicação dos conceitos desenvolvidos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular é de carácter teórico/prático assentando em metodologias/práticas pedagógicas activas focadas no aluno e na sua aprendizagem através da discussão e experimentação prática dos conhecimentos adquiridos no processo de trabalho, promovendo um percurso formativo individual e colaborativo. Estabelecendo um diálogo aberto entre professores, alunos e convidados, permite adquirir competências de forma integrada e significativa e fomentar a autonomia, colaboracão e coperação. A avaliação desta unidade curricular, em regime de avaliação contínua, incide na assiduidade, participação, materialização, discussão e empenho nos trabalhos propostos. A avaliação, de carácter individual, é definida em diferente momentos chave dos exercícios propostos, segundo o acompanhamento de cada docente/convidado, discutida em conjunto no final do semestre. Estes momentos de avaliação são definidos pelos docentes e são obrigatórios.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Angiama, S. et al (Eds) (2018). aneducation – documenta 14. Berlin. Archive Books. Axel, N (Ed.) (2016). Volume 48 – The research Turn, Learning 2. Amsterdam: Archis. Biserna, E. (Ed.) (2022). Walking from Scores. Dijon: Les Presses du Réel. Butler, B. M., & Bullock, S. M. (2022). (Eds). Learning through collaboration in self-study. Singapore: Springer. Pahl, K. et al. (2022). Collaborative Research in Theory and Practice: The Poetics of Letting Go. Bristol: Bristol University Press Poulin C., Preston, M. & Airaud, S. (2019). (Eds). Co-Creation. Paris: CAC Brétigny & Empire Books. Rito, C. & Balaskas, B. (2020). Institution as Praxis, New Curatorial Directions for Collaborative Research. Berlin: Sternberg Press. Schäfer, M., Es, K. & Lauriault, T. (2024). (Eds). Collaborative Research in the Datafied Society – Methods and Practices for Investigation and Intervention. Amsterdam: Amsterdam University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim